O PROJETO FARMÁCIA VERDE NA UNIARP

 

O uso de plantas no tratamento  e cura de doenças é tão antigo quanto a espécie humana, representando muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades.
 
O projeto da Farmácia verde teve início em 2011, com o objetivo de resgatar o uso de plantas medicinais pela população e associar o conhecimento etnobotânico ao estudo cientifico.
 
O projeto é uma parceria da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, representada pelos cursos de Farmácia e Agronomia, juntamente com a Prefeitura Municipal de Caçador – SC.
 
No horto municipal são cultivas aproximadamente 20 espécies de plantas medicinais, como por exemplo: melissa (Melissa officinalis L), capim-limão (Cymbopogon citratus DC. Stapf), Hortelã (mentha piperita), Espinheira Santa (Maytenus aquifolium Mart) entre outras. Além de temperos e árvores medicinais.
  
Atualmente as plantas medicinais são distribuídas para a população do Município de forma gratuita. O Projeto possui ainda parceria com médicos das Unidades Básicas de Saúde que fazem a prescrição de plantas medicinais relacionadas na RENAME.  A entrega das plantas ao paciente fica sob a responsabilidade dos acadêmicos do projeto e dos professores orientadores e é realizada com a orientação sobre o modo de preparo do chá o uso correto a fim de obter o melhor resultado terapêutico possível.