Professora da UNIARP estuda o papel da Rádio Caçanjurê no desenvolvimento de Caçador - Uniarp

Professora da UNIARP estuda o papel da Rádio Caçanjurê no desenvolvimento de Caçador

Publicação: outubro, 3

img_3795-large

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), está realizado uma pesquisa que tem como objetivo estudar quais foram as contribuições da Rádio Caçanjurê no desenvolvimento de Caçador. A pesquisa é feita pela professora e mestranda Juciele Marta Baldissarelli, orientada pelo doutor Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP.

O estudo parte do pressuposto de que é possível mudar positivamente ou negativamente, uma comunidade ao se utilizar da comunicação como ferramenta potencial para o desenvolvimento.

A Rádio Caçanjurê é uma emissora pioneira no ramo de radiocomunicação em Caçador. “Nas últimas sete décadas, a Rádio Caçanjurê tem colaborado com as discussões no sentido de auxiliar na formação intelectual da população do município de Caçador e da região. Além disso, por aproximadamente 42 anos foi a única emissora existente no município”, explica a mestranda.

Juciele afirma que ao se tornarem cada vez mais conhecedoras, essas pessoas possuem subsídios intelectuais para serem conhecedoras e usufruírem de seus direitos e deveres. “Entende-se que uma sociedade com indivíduos mais conscientes, tem condições de melhor se desenvolver não apenas no âmbito financeiro, mas também social e cultural. Essa função de noticiar e informar que os meios de comunicação possuem, é importante, pois compreende-se que um cidadão começa a melhorar a condição de vida quando há um maior conhecimento das garantias individuais e coletivas”, explica.

Nesse sentido, a pesquisa investiga qual é o papel do meio de comunicação rádio, como ferramenta que auxilia no desenvolvimento social e cultural de uma comunidade. “Semelhante ao que acontece com muitos registros ao longo da história, os caminhos percorridos pela emissora até a atualidade não foram registrados em pesquisa alguma. Não foi realizado até o momento, nenhum estudo com o objetivo de realizar o registro da trajetória histórica da Rádio Caçanjurê. Inclusive muitas das testemunhas chave de todo o processo como ex-proprietários e ex-funcionários já faleceram. Sendo assim, esse estudo tem também o intuito de colaborar para que a história da emissora não se perca com o passar dos anos”, destaca Juciele.

Para realizar o estudo, a mestranda conta com a colaboração da direção, dos atuais e ex-funcionários, além de ouvintes. Para isso, Juciele solicita apoio da comunidade de Caçador e região. “Quem tiver algum depoimento em relação a rádio Caçanjurê, alguma lembrança, alguma história, pelo que entrem em contato”, reforça.

SERVIÇO: Toda e qualquer informação é importante no estudo. O contato pode ser feito pelo número (49) 9955-0604.



VOLTAR