UNIARP realiza mais uma edição do PROLER | Uniarp - Uniarp

UNIARP realiza mais uma edição do PROLER

Publicação: outubro, 27

Conferência de abertura foi ministrada pelo poeta, escritor e jornalista Affonso Romano de Sant’Anna sobre o tema: “Políticas de leitura: fortalecendo as práticas leitoras”; Esta edição do PROLER integra a programação da Semana do Contestado 2016

encontro-proler-2

O poeta, escritor e jornalista Affonso Romano de Sant’Anna, considerado pelo crítico Wilson Martins como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade, esteve em Caçador nesta quinta-feira (27) ministrando a conferência de abertura do XIV Encontro Regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) da UNIARP. Ele abordou o tema: “Políticas de leitura: fortalecendo as práticas leitoras”.

O Encontro tem como objetivo revitalizar o comitê regional do PROLER em Caçador e promover ações continuadas e integradas com os comitês regionais, oportunizando acesso ao conhecimento à literatura e à participação cidadã.

A solenidade de abertura teve a presença do professor Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP, Dirley Antunes Heller, gerente regional de Educação- 10ª Agência de Educação, Rosana D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP, Mary Morona, secretária municipal de Educação de Caçador e professora Ilze Chiarello, coordenadora do Comitê regional do Proler Caçador e diretora do colégio de Aplicação da UNIARP.

Na ocasião foi realizada a apresentação cultural: “O Contestado Encantado”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Caçador, Secretaria Municipal de Educação, SESC e Câmara Municipal de Caçador.

A segunda conferência do dia teve como tema: “Leitura crítica das políticas nacionais de leitura” e foi ministrada pelo professor Ezequiel Theodoro da Silva. Também foi realizada uma mesa redonda com o tema: “PROLER: lutas para fazer leitores na continuidade do tempo”, com a participação de Rodrigo Ramos, coordenador regional do PROLER Blumenau e presidente da Fundação Cultural, Marilene Stroka, diretora de Extensão da UnC e coordenadora Regional do PROLER de Mafra e Ilze Chiarello, coordenadora regional do PROLER Caçador e diretora do Colégio de Aplicação da UNIARP. Nesta sexta-feira (28) acontecem as oficinas com diversos temas.

encontro-proler-3 encontro-proler-4 encontro-proler-5 encontro-proler-6

Atividades paralelas

A UNIARP recebe dias 27 e 28 de outubro uma Feira de Livros, junto com o XIV Encontro Regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER).

A Feira de Livros faz parte das atividades paralelas do evento juntamente com o Varal de Poesias e Sessão de Autógrafos de escritores caçadorenses. A Feira estará aberta para visitação das escolas e comunidade em geral das 8h30min às 12h, das 13h30min às 17h e das 19h às 21h30min no hall de entrada do Auditório do Centro Administrativo e Reitoria da UNIARP.

encontro-proler-7 encontro-proler-8 encontro-proler-9 encontro-proler-10 encontro-proler-11 encontro-proler-1

 

 

 

 

Saiba mais

O Comitê do PROLER de Caçador foi criado pela professora Ilze Chiarello em 1995, enquanto coordenadora de Extensão e Cultura da UNIARP em parceria com as Secretarias Municipais de Educação da região de abrangência da UNIARP e Gerência de Educação, que aderiram ao projeto incentivando e viabilizando a participação de seus profissionais da educação.

O Programa de promoção e incentivo à leitura teve seu marco inicial no período de 1991 a 1996 quando foi instituído pelo então presidente da Fundação Biblioteca Nacional, o professor Affonso Romano quando da criação e ampliação para os municípios.



VOLTAR