Apresentações culturais na abertura da Feira Municipal do Livro - Uniarp

Apresentações culturais na abertura da Feira Municipal do Livro

Publicação: maio, 17

Abertura oficial foi realizada nesta terça-feira (16); a feira prossegue até sábado na Arena da UNIARP com entrada gratuita

A segunda edição da Feira Municipal do Livro foi aberta oficialmente dia 16 de maio em solenidade realizada na Arena da UNIARP. A apresentação cultural da noite foi realizada pela Cia. de Teatro Vento Negro e pelo artista Ghilherme Gybson Barreto.

A feira iniciou dia 15 de maio e encerra dia 20, integrando um grande movimento em prol do incentivo à leitura em família, na escola, na Universidade, com esforços de todas as instituições da área da educação e da cultura para o único objetivo: a promoção da educação, cultura e cidadania.

A solenidade de abertura contou com a presença de Paulo Cezar de Campos, vice-reitor Acadêmico e de Administração, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador, representado por Josete Lemos Estrowispy, secretária Municipal de Educação, Imar Rocha, secretário Executivo da 10ª Agência de Desenvolvimento Regional e Rosana Rachinski D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias e coordenadora do Comitê Regional do Proler Caçador. O evento teve ainda a participação de acadêmicos, professores e coordenadores de cursos de graduação, alunos e professores de todas as redes de ensino dos municípios envolvidos.

A Feira é uma realização da UNIARP, por meio da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, Biblioteca Comendador Primo Tedesco e Comitê Regional do PROLER em parceria com os membros que a compõe: Agência de Desenvolvimento Regional por meio da GERED; Secretarias Municipais de Educação de Caçador; Lebon Régis; Monte Carlo; Macieira;  Calmon; Rio das Antas e Timbó Grande; SESC de Caçador; Fundação Municipal de Cultura; Colégio de Aplicação; Companhia Vento Negro; Projeto Leia – (Contação de Histórias) e apoio da Academia de Letras e Artes com o projeto Varal de Poesia e Geladeira Literária.

A Feira tem por objetivo agregar parcerias das instituições, escolas e sociedade com a finalidade de contribuir e promover o Incentivo à Leitura e a cultura na região.

Esta ação além de somar esforços dos promotores do evento buscou parceria junto aos livreiros participantes: Livraria: Cia do Saber – Erechin – RS; Luci Livros – Curitiba – PR; FJ Comércio de Livros – Curitiba-PR; Livraria Ômega – Mafra-SC; Livraria Roma – São José dos Pinhais – PR e Selva Literária- Caçador-SC. A proposta da Feira foi elaborada em parceria com o Programa de Mestrado e cursos de Licenciaturas da UNIARP com o tema: Movimentando leituras em família.

SERVIÇO: A entrada é gratuita. Horário de funcionamento das 8h às 21h30min, sem fechar ao meio-dia. Dia 20 de maio, vai funcionar das 8h às 16 horas.
Atividades Paralelas da Feira

As atividades paralelas do evento contemplam diversas atividades como: Varal de poesias – Academia Caçadorense de Letras e Artes (Poemas curtos para ler, sentir e curtir); Troca-troca de livros, revistas e gibis (Traga um que já leu e leve outro que não leu!), Parede da escrita (revele os seus sentimentos no painel: revele o poeta dentro de você. Pegue o pincel e deixe sua mensagem ao lado das outras); ilustre um provérbio (Escolha um provérbio e faça a sua ilustração!).

Abertura do PROLER

A abertura oficial do XV Encontro Regional do PROLER será dia 18 de maio e contará com conferência: “Leitura em movimento: corporeidade, palavra e criticidade”, ministrada pela professora Doutora Heloísa Andreia de Matos Lins.

O objetivo é fortalecer as ações de incentivo à leitura e identificar iniciativas das entidades parceiras. O PROLER visa incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários, como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas.

Oficinas- Nas oficinas, serão oferecidas diversidades de temas que contemplam estudos da linguagem e da literatura. Em diversos espaços a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, o ensi

no de literatura e também a literatura infanto-juvenil estarão em destaque.

SERVIÇO: As inscrições podem ser realizadas no site da UNIARP através do link www.uniarp.edu.br até dia 08 de maio de 2017. Para tirar dúvidas entre em contato pelo telefone: (49) 3561 6223 e pelo email: extensao@uniarp.edu.br

Parcerias em prol da leitura

O evento é uma organização da UNIARP, Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, Comitê Regional do PROLER de Caçador, Programa de Mestrado Interdisciplinar e em Educação Básica, Cursos de Licenciaturas (Pedagogia, Letras, Educação Física, Ciências Biológicas e Matemática), Biblioteca Comendador Primo Tedesco, UNIARP Grupo de Pesquisa “Leitura e ação social” (LEIAS) e Colégio de Aplicação. Conta com apoio do Governo de Santa Catarina, FAPESC, SESC, Prefeituras de Caçador, Fraiburgo, Calmon, Lebon Régis, Rio das Antas, Timbó Grande, Monte Carlo, Macieira, Fundação Municipal de Cultura e Poder Legislativo.

Crédito das fotos: Andrielli Zambonin

 



VOLTAR