Cursos de Agronomia e Serviço Social da UNIARP recebem conceito 4 no Enade

Publicação: setembro, 11

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) teve sete cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016. As graduações em Agronomia e Serviço Social foram as mais bem pontuadas e receberam conceito 4. O Enade avaliou em 2016 cursos nas áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. O conceito Enade monitora a qualidade dos cursos de graduação.

Cinco cursos avaliados tiveram notas 4 e 5 no Índice de Desenvolvimento Discente (IDD), que avalia o conjunto dos acadêmicos do curso em comparação com o conjunto dos alunos que fizeram o ENADE. Isso permite avaliar a capacidade do curso em agregar conhecimento aos acadêmicos ingressantes em comparação com o desempenho dos formandos. O IDD mostra a capacidade da IES de transferir conhecimento ao seu acadêmico ao longo do curso. O IDD também vai de 1 a 5.

O Reitor da Uniarp, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, aplaudiu os Cursos da Universidade pelos ótimos conceitos no ENADE. Ele explica que a avaliação educacional, em todo o mundo, exerce diversas funções essenciais no contexto educacional. “Considerar todas as funções da avaliação é, na realidade, um desafio que deve partir do próprio papel da educação no mundo contemporâneo. A missão da educação é formar profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação social, ou seja, um papel que transcende a instrumentalização científica dos jovens. Dessa forma, o processo de avaliação educacional como um todo deve proporcionar indicadores da qualidade formal e da política do ensino praticado nas instituições de ensino. Além disso, a avaliação deve, necessariamente, refletir a ética e o compromisso social envolvidos no ensino. Sob essa perspectiva, a avaliação se torna importante uma vez que carrega significados de fundo escolar, filosófico e social, que a universidade se empenha em preservar. Por fim, merecem aplausos a coordenadoria e o corpo docente e discente”, salienta.

O vice-Reitor da UNIARP, professor mestre Paulo Campos reforça que este é o resultado de uma série de ações internas que vem sendo desencadeadas com o propósito de melhoria na qualidade de ensino. “Os resultados vem demonstrando efetivamente que estamos no caminho certo, pois, este é um dos melhores resultados dos últimos 10 anos”, afirma.



VOLTAR