UNIARP investe mais de R$ 8 milhões em bolsas de estudos

Publicação: novembro, 10

Há mais de quatro décadas a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está presente na cidade de Caçador e em Fraiburgo fomentando a geração de conhecimento, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho e atuando firme na integração comunitária. Em 2016, foram investidos mais de R$ 8 milhões somente em bolsas de estudos de Assistência Social, beneficiando mais de 800 pessoas de toda a região.

Por estar inserida em uma região que detém um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano, a UNIARP avança dentro e fora das salas de aula para gerar conhecimentos e resultados para a sociedade se desenvolver econômica e socialmente. A política de Assistência Social da UNIARP é fortalecida a cada ano com atendimentos em diferentes áreas como educação, esporte, saúde, meio ambiente, geração de emprego e renda, entre outras, através das diversas ações realizadas junto à comunidade.

 

“Voltei a estudar com 40 anos de idade graças ao apoio da Universidade”

Luiz Remi Marchesan, 43 anos, é acadêmico do curso de Administração da UNIARP. Ele conta que voltou a estudar graças ao apoio que recebeu da UNIARP com a bolsa de estudo da Assistência Social. “Eu tive câncer com 28 anos de idade e outros problemas pessoais, mas devagar fui vencendo estas barreiras. Eu fiz o curso de auxiliar técnico de Contabilidade e parei de estudar, mas com apoio e incentivo de conhecidos e professores, resolvi voltar para a sala de aula. Entrei com pedido da bolsa, me enquadrei no sistema, corri atrás da documentação e consegui a bolsa 100%. Isso era o que faltava na minha vida. Já consegui montar um negócio com base no que aprendi no curso, me arrependo de não ter entrado na Universidade antes. Os conhecimentos agregam muito na minha vida. Consegui ter um negócio e torna-lo lucrativo com os conhecimentos que aprendi na UNIARP, com o que os professores cobram da gente, que é o empreendedorismo e ações para tentar melhorar o meio onde a gente vive e foi o que eu fiz. Tudo está sendo coroado com um curso superior que mudou a minha vida”.

“Estou realizando um sonho”

Desde pequeno Wellington de Souza Fragoso, pensava em fazer o curso de Direito para ter uma carreira e conseguir ajudar sua família. E o sonho começou a se tornar realidade. Hoje, com 18 anos, ele é acadêmico do curso de Direito da UNIARP. “Com ajuda do SAE, consegui marcar uma reunião com a Coordenadora do curso de Direito e ela conseguiu me encaixar com duas matérias. Foi uma alegria muito grande porque era isso que eu queria, uma oportunidade. Eu falei para a minha mãe que tinha conseguido entrar no curso de Direito e pude ver o orgulho que ela sentiu de mim naquela hora. Mas eu precisava então ir atrás de bolsa para me manter no curso porque não tenho condições. A Universidade garante oportunidades para todos, eu sou a prova disso. Meu pai abandonou a família quando eu tinha 14 anos. Tenho três irmãs que morreram e três irmãos vivos. Com a morte da minha irmã mais velha (morreu com 23 anos), minha mãe ficou muito abalada. Ela ajudava muito em casa. Hoje eu trabalho em um restaurante da cidade e com o meu salário ajudo a minha mãe, mas é muito difícil. Tem dias que não temos comida em casa. Não consigo aceitar isso. Estou fazendo este curso pela minha mãe, quero ser juiz e professor universitário”.

 

UNIARP oferece diversas possibilidades de bolsas e benefícios

A UNIARP oferece diversas possibilidades de bolsas e benefícios para auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade. Não são raros também os casos onde os benefícios ajudam pessoas a realizar o sonho da primeira graduação no ensino superior. As possibilidades de bolsas e benefícios da UNIARP estão no link: http://www.uniarp.edu.br/home/meus-servicos/bolsas-e-beneficios/

 

Conheça

Bolsa Assistência Social

A UNIARP possui processo de seleção para concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, com recursos decorrentes da condição de Entidade Beneficente de Assistência Social, para os universitários ingressantes, sem diploma de curso superior. Podem participar pessoas com renda bruta mensal familiar per capita que não exceda a um salário mínimo e meio, vigente à época da inscrição para bolsas integrais (100%) para alunos ingressantes. As bolsas de estudo destinam-se a auxiliar o estudante com hipossuficiência econômica a dar continuidade a sua formação. Destinam-se, também, ao estudante com deficiência, nos termos da lei.

 

BOLSA DE ESTUDO DO ARTIGO 170

É um benefício oriundo de recursos do Governo Estadual de Santa Catarina do UNIEDU, destinado aos acadêmicos economicamente carentes, que estejam matriculados em qualquer fase dos cursos de graduação da UNIARP.

 

BOLSA DE PESQUISA DO ARTIGO 170

É um benefício oriundo de recursos do Governo Estadual de Santa Catarina, é destinado aos acadêmicos que estejam cursando a partir da 3ª fase do curso de graduação e já tenham completado a disciplina de Metodologia da Pesquisa. É necessário estar vinculado em projeto de pesquisa de professor e entregar uma cópia do projeto juntamente com a documentação necessária para a efetivação da inscrição.

 

BOLSA DE PESQUISA OU EXTENSÃO DO ARTIGO 171

É um benefício oriundo de recursos do Governo Estadual de Santa Catarina do UNIEDU, é destinado aos acadêmicos que estejam cursando a partir da 3ª fase do curso de graduação e que tenham completado a disciplina de Metodologia da Pesquisa. É necessário estar vinculado a projetos de pesquisa ou projeto de extensão de professores da instituição e entregar uma cópia juntamente com a documentação necessária para a efetivação da inscrição.

 

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar as mensalidades de estudantes que não tenham condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Atualmente, o Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE. A inscrição é realizada exclusivamente no site: www.fiesselecao.mec.gov.br

 

Bolsa Atleta

A UNIARP possui processo de seleção para concessão de bolsas de estudo integrais com recursos decorrentes da condição de Entidade Beneficente de Assistência Social, para os universitários atletas, vinculados a instituições que participem de competições representando o município, sem diploma de curso superior. Podem se inscrever acadêmicos que sejam atletas e com renda bruta mensal familiar per capita que não exceda a um salário mínimo e meio, vigente à época da inscrição para bolsas integrais (100%) para alunos ingressantes.

 

Santander Universidades

O “Programa de Bolsas de Estudos Nacionais” com Recursos do Santander Universidades visa ampliar as oportunidades de inserção acadêmica para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNIARP. As bolsas de estudo destinam-se a auxiliar o estudante com excelente desempenho acadêmico e hipossuficiência econômica devidamente comprovados. São ofertadas de acordo com a disponibilidade do Banco Santander, por meio dos programas Santander Universidades em convênio com a UNIARP.

 

PAEC

O Programa de Apoio à Extensão e Cultura – PAEC dispõe de vagas para projetos por semestre e é mantido pelo Fundo de Apoio à Extensão e Cultura da Universidade, conforme previsto no orçamento da UNIARP. O aluno, cujo projeto seja selecionado, recebe uma bolsa de estudos equivalente a três disciplinas de seu curso de graduação, por seis meses. Os projetos têm a previsão de execução de seis meses, podendo ser reeditado.

 

PROESDE

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre sua formação acadêmica com o desenvolvimento socioeconômico da região. Uma das ações deste programa é a capacitação de recursos humanos para atuar nas áreas de desenvolvimento regional. O curso de extensão para o desenvolvimento regional consiste em um conjunto de atividades de extensão, voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação ao processo de desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador.

 

PROESDE Licenciatura

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura – PROESDE Licenciatura – tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de graduação em áreas estratégicas e de Licenciatura, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação – SED. O Programa abrange, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior – IES, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por Lei Municipal, considerando os recursos de até 20%, definidos no item “c” do inciso I, do art. 1º da Lei Complementar nº 281/2005, e que manifestarem interesse em desenvolver o PROESDE.

 

FAP

O Fundo de Apoio à Pesquisa encontra-se embasado no Art. 72 do Regulamento Geral da UNIARP e destina-se a fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da UNIARP. Para tal, o FAP incentiva docentes a desenvolverem projetos de pesquisa, a introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC), e a divulgação da produção científica de excelência oriunda de docentes e discentes da UNIARP. Com base nos projetos selecionados, é aberto edital para seleção de estudantes de graduação para Iniciação Científica.

 

Desconto de 30% para segunda graduação

A UNIARP concede 30% de desconto na semestralidade sobre o valor dos créditos cursados, aplicados sobre o valor integral, para acadêmicos portadores de diploma de curso superior, que ingressarem na UNIARP.

 

Desconto de 30% para técnicos de Enfermagem

A UNIARP concede 30% de desconto na semestralidade sobre o valor dos créditos cursados, aplicados sobre o valor integral, para portadores de diploma de curso técnico em enfermagem que ingressarem no curso de enfermagem da UNIARP.

 

Desconto de 30% para alunos do SENAI

A UNIARP concede 30% de desconto na semestralidade sobre o valor dos créditos cursados, aplicados sobre o valor integral, para portadores de diploma de curso técnico do SENAI, que ingressarem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e vagas remanescente nos demais cursos ofertados pela UNIARP.

 

CREDIIES

O aluno de graduação paga 50% da mensalidade durante o período regular do curso e os outros 50% do valor da mensalidade serão pagos após a conclusão do curso, com a atualização do valor pelos percentuais de reajuste utilizados pela Instituição de Ensino Superior e a taxa administrativa, sem qualquer incidência de juros remuneratórios. Para se inscrever, o aluno deve acessar o site: estudante.fundacred.org.br ou www.fundacred.org.br indicar um fiador (que pode ser qualquer pessoa menos o seu cônjuge), e reunir os documentos necessários.

 

Programa de Estágio Novos Valores

Convênio da UNIARP com o Programa do Governo Estadual de Santa Catarina para cadastramento de acadêmicos da Graduação para estágio em órgãos públicos de Santa Catarina, através do preenchimento do formulário junto ao Serviço de Apoio ao Estudante. Público Alvo: acadêmicos regularmente matriculados na UNIARP, dependendo da área em que houver vagas disponíveis. Período de Inscrições: quando houver disponibilidade de vagas.

 

Programa de Monitoria

Programa que seleciona acadêmicos Monitores Remunerados para os Laboratórios e Escritório Modelo da UNIARP. Público alvo: acadêmicos vinculados aos cursos com as práticas de Laboratórios e Escritório Modelo. Período de Inscrições: início do semestre e quando houver disponibilidade de vagas.

 

Processo Seletivo com inscrições abertas

No Processo Seletivo da UNIARP estão abertas inscrições para 25 cursos em Caçador e nove cursos em Fraiburgo. As inscrições prosseguem até dia 31 de janeiro de 2018. Não será cobrada taxa de inscrição. As inscrições são realizadas na Secretaria Acadêmica da UNIARP em Caçador e em Fraiburgo bem como também através do portal no endereço http://www.uniarp.edu.br/seletivo. A seleção será por meio de provas a serem aplicadas durante o período de inscrições. A publicação dos resultados será divulgada diariamente, no site www.uniarp.edu.br.

Cursos em Caçador: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e automação, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras Trilíngue, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Cursos em Fraiburgo: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Engenharia da Produção, Estética e Cosmética, Pedagogia e Psicologia.



VOLTAR