Acadêmico elabora sistema de automação residencial para idosos

Publicação: Fevereiro, 9

Nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), formandos da UNIARP desenvolvem projetos que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas. O acadêmico Wanderson Bressanelli Ferreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação é um exemplo. Ele elaborou um sistema de controle para automação residencial para beneficiar idosos que moram sozinhos.

No seu TCC, Wanderson apresentou um sistema de uma interface intuitiva, que controla diversas funções dentro de uma residência como: controle da iluminação dos cômodos, climatização, abertura e fechamentos das janelas, bloqueio da porta que dá acesso à residência e um sistema de auxílio a idosos em situações de emergência.

O trabalho do acadêmico leva em consideração uma população que cresce a cada dia. A cada segundo, duas pessoas celebram o sexagésimo aniversário, somando um total de quase 58 milhões de indivíduos por ano. Até 2050, contingente chegará a cerca de 940 milhões (dados da ONU). “Neste contexto surgiu à motivação para a realização de um trabalho de pesquisa voltada para a implementação de automação em residências, buscando desenvolver um sistema de controle destinado à automação residencial visando auxiliar as atividades diárias de idosos que moram sozinhos”, explica.



VOLTAR