//Estrutura Organizacional

CPA – Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão de coordenação, condução e articulação do processo de autoavaliação, de orientação, de sistematização e de prestação de informações à instituição e ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

Instituída por ato do Reitor, como órgão colegiado autônomo, reger-se-á por Regimento próprio e pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, observado o Estatuto e Regimento Geral da Universidade, sendo constituída por representantes dos docentes, discentes, técnico-administrativo e da sociedade civil organizada.

COMO SE ORGANIZA O SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Para tanto, compreende as modalidades de Avaliação das Instituições de Educação Superior, Avaliação dos Cursos de Graduação e Avaliação do Desempenho dos Estudantes.

A Avaliação das Instituições de Educação Superior, por sua vez, tem por objetivo identificar as condições de atuação das Instituições de Educação Superior, por meio de suas atividades, cursos, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões e critérios constantes nos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e compreende um processo de Autoavaliação da Instituição e um processo de Avaliação Externa.

A Autoavaliação Interna, realizada com periodicidade de 3 anos, será desenvolvida por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) interna à Instituição e consiste no processo diagnóstico de atribuição de significados, por toda a comunidade universitária e membros da comunidade externa, a um conjunto de dados e informações, coletados de forma sistemática e ampla, sobre os aspectos que determinam a finalidade de existência da Instituição.

A Avaliação Externa se caracteriza por visitas in loco, realizadas por comissões designadas pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, devendo ocorrer após o término do processo de autoavaliação.

ENTRE EM CONTATO

E-mail: cpa@uniarp.edu.br
Telefone: (49) 3561-6200



VOLTAR