Eleição simulada na disciplina de Direito Eleitoral

Publicação: Abril, 11

Acadêmicos do curso de Direito da UNIARP, na disciplina de Direito Eleitoral, realizaram uma eleição simulada no dia 7 de abril. Durante o semestre, os acadêmicos estudaram todos os tramites de uma eleição, desde a fundação de partidos políticos até o processo final. O professor Levi Hülse, titular da disciplina informa que a turma foi dividida em cinco equipes, sendo quatro delas sendo partidos políticos que deveriam lançar candidatos e uma equipe era a Justiça Eleitoral, responsável por organizar a eleição. 

Na aula as equipes realizaram a convenção dos partidos para escolha dos candidatos, a inscrição dos candidatos junto a Justiça Eleitoral, a votação, a contagem dos votos e a diplomação. Na contagem dos votos como existia eleição proporcional (cargo de vereador), os acadêmicos fizeram o cálculo de coeficiente eleitoral para ver quem seriam os eleitos.

O Direito Eleitoral é o ramo do Direito Público destinado a estudar o processo de escolha de representantes para a ocupação de cargos eletivos, incluindo os sistemas eleitorais e sua legislação. É o ramo do Direito que disciplina a democracia em sua manifestação política, preservando a vontade popular expressa no processo eleitoral.

 



VOLTAR