Busca

Curso de Direito da UNIARP comemora 20 anos com programação especial

Publicação: 16/05/2018

Renomados profissionais da área jurídica estarão no 3º Ciclo de Estudos Jurídicos; programação contempla ainda a I Mostra Científica e de Pesquisa do Curso de Direito e lançamento de e-book

 

A UNIARP está com uma programação especial para celebrar os 20 anos de criação do curso de Direito. No mês de maio, acontece o 3º Ciclo de Estudos Jurídicos, I Mostra Científica e de Pesquisa do Curso de Direito da UNIARP e lançamento de um e-Book.

O Curso de Direito ofertado no Campus de Caçador foi criado em setembro de 1998.

O 3º Ciclo de Estudos Jurídicos será realizado de 21 a 23 de maio com renomados profissionais da área jurídica. O evento conta com apoio da Saraiva Jur, FAPESC e Vibra Eventos.

O Ciclo inicia dia 21 de maio com a palestra: “Uma visão geral da codificação civil brasileira”, ministrada pelo juiz Rodolfo Pamplona Filho, Titular da 32ª Vara do Trabalho de Salvador-BA, professor Titular de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho da UNIFACS, professor Adjunto da graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da UFBA. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Dia 22 maio a palestra terá como tema: “O valor moral do IP sob a nova óptica da persecução penal” e será ministrada por Ulisses Gabriel, delegado de Polícia e presidente da Associação dos Delegados de SC (Adepol –SC).

O evento encerra dia 23 de maio com a palestra: “Decisionismo judicial e ponderação de princípios no Direito Administrativo: Limita-me ou Te Devoro”. A palestra será ministrada por Jose Sérgio da Silva Cristóvam, doutor em Direito Administrativo pela UFSC, conselheiro Estadual da OAB/SC, presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC. É Presidente e membro fundador do Instituto Catarinense de Direito Público (ICDP).

SERVIÇO: As inscrições serão realizadas no período de 24 de abril a 18 de maio de 2018. Taxa de inscrição: Acadêmicos: R$ 20,00 / Profissional: R$ 30,00. Link: http://www.uniarp.edu.br/juridicos/

I Mostra Científica e de Pesquisa do Curso de Direito

Junto com o 3º Ciclo de Estudos Jurídicos acontecerá a I Mostra Científica e de Pesquisa do Curso de Direito da UNIARP.

A Universidade está investindo no incentivo à produção científica através da contratação de horas de pesquisa para os docentes do curso, além da implantação do Setor de Pesquisa, que presta suporte aos pesquisadores. A Revista Ponto de Vista Jurídico da UNIARP, criada em 2012, é um periódico semestral mantido pelo curso de Direito. É voltado para os profissionais do Direito bem como da área Interdisciplinar. Tem como visão: A partir do paradigma aplicado do Direito, consistente nas disciplinas dogmáticas, à guisa de exemplo o Direito Civil; avançar para novas abordagens, acolhendo saberes emanados de outras áreas epistemológicas, permitindo compreensão integral do fenômeno jurídico, a par da fusão entre justiça e normatividade.

O Programa de Apoio à Pesquisa e Extensão visa colocar os acadêmicos em contato com a sociedade, para que possam disseminar temas do Direito que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Após o trabalho semestral dos acadêmicos, mediante palestras, encontros, atividades práticas, finda-se o trabalho com a elaboração de artigos científicos unindo a pesquisa científica com os dados práticos colhidos junto a sociedade.

 

Lançamento de e-book

Alusivo aos 20 anos do Curso de Direito, momento ímpar que demonstra a consolidação e importância do Curso para a cidade de Caçador e região, será realizado no 3º Ciclo de Estudos Jurídicos o lançamento de um e-Book com artigos escritos por acadêmicos e professores, demonstrando a preocupação do Curso de Direito em incentivar a leitura, a produção científica e a busca pelo conhecimento.



VOLTAR

Quero Estudar