//Cursos de Graduação

Agronomia

O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais com capacidade de atuar no processo produtivo de alimentos e matérias primas, de modo sustentável, para permitir o contínuo avanço socioeconômico dos setores envolvidos.
Deve ser um profissional também apto para concepção e não só para execução. Os profissionais formados atuarão no desenvolvimento, gerenciamento e transferência de conhecimentos relativos à área das ciências agrárias, tornando as atividades agropecuárias economicamente viáveis, tecnicamente sustentáveis e socialmente justas.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 4440 hrs
Período Integral
Área do Curso Ciências Agrárias


MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção.
O mercado de trabalho proporciona boas condições ao agrônomo, devido à forte expansão da agropecuária no país. Visto que a maior parte dos produtos agrícolas é destinada ao comércio exterior, a busca pela qualidade desses produtos se torna algo essencial, sendo justamente uma das tarefas do agrônomo.

O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities. Daí as melhores oportunidades para o engenheiro agrônomo, tanto em órgãos do governo e empresas exportadoras ou importadoras quanto em indústrias de alimentos, sementes, adubos e equipamentos, ou grandes propriedades rurais. As exigências legais para a preservação dos recursos naturais – como o novo Código Florestal – também abrem frentes de trabalho para esse graduado, que tem uma visão ampla da relação entre produção agropecuária e meio ambiente.

Um dos setores que mais crescem é o de biocombustíveis. Há boa oferta de trabalho nas regiões que tradicionalmente têm grandes extensões de terra dedicadas à produção agrícola como Sudeste, Sul e Centro-Oeste.


Documentos do Curso

Download