//Campus Caçador

Agronomia

O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais com uma forte e sólida base técnico-científica para atuar em todas as etapas da produção e gestão das cadeias produtivas de alimentos, serviços e matérias-primas, de modo sustentável, para permitir o contínuo avanço socioeconômico da sociedade.
O Engenheiro Agrônomo formado pela Uniarp será um profissional apto para conceber e executar mudanças em todos setores agrícolas. Os profissionais formados atuarão no desenvolvimento, gerenciamento e transferência de conhecimentos, tanto em pequenas unidades de produção, quanto em grandes propriedades, tornando as atividades agropecuárias economicamente viáveis, tecnicamente sustentáveis e socialmente justas.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 4220 hrs
Período Integral
Área do Curso Ciências Agrárias


OBJETIVOS DO CURSO

Habilitar profissionais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, para promover, orientar e administrar a utilização e otimização dos fatores de produção das cadeias agropecuárias, em consonância com as condições técnicas, ambientais, socioeconômicas e culturais da sociedade em geral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Engenharia Agronômica da Uniarp possibilita a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
a) projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
b) realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
c) atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
d) produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
e) participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
f) exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

MERCADO DE TRABALHO

O Engenheiro Agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção.
O mercado de trabalho proporciona ótimas condições ao Engenheiro Agrônomo, devido à forte expansão da agropecuária no país. Visto que a maior parte dos produtos agrícolas é destinada ao comércio exterior, a busca pela qualidade desses produtos se torna algo essencial, sendo justamente uma das tarefas deste profissional.

O Engenheiro Agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities. Daí as melhores oportunidades para o Engenheiro Agrônomo, tanto em órgãos do governo e empresas exportadoras ou importadoras quanto em indústrias de alimentos, sementes, adubos e equipamentos, ou grandes propriedades rurais. As exigências legais para a preservação dos recursos naturais – como o novo Código Florestal – também abrem frentes de trabalho para esse graduado, que tem uma visão ampla da relação entre produção agropecuária e meio ambiente.


Documentos do Curso

Download Quero Estudar Inscreva-se