//Campus Caçador

Arquitetura e Urbanismo

Uma das características da profissão em Arquitetura e Urbanismo está na amplitude dos campos de conhecimento. Com essa particularidade, a formação profissional do Arquiteto e Urbanista envolve competências em áreas diversas referentes a sistemas estruturais, sistemas construtivos, representação gráfica, fundamentação estética, história, estudos urbanos, estudos ambientais, entre outros. Considerando essas premissas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp visa formar profissionais generalistas e, sobretudo, com visão crítica, capazes de atender e enfrentar os desafios formulados pelo mercado de trabalho, pelo setor público e por organizações vinculadas aos problemas do habitat, das edificações em geral, do paisagismo e da urbanização.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 3840 hrs
Período Integral
Área do Curso Ciências Sociais Aplicadas


OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp é formar profissionais de elevado nível de formação técnica e humanista, dotados de postura crítica, capacidade criativa, autonomia intelectual, consciência ética e responsabilidade social para atuar na função de arquiteto urbanista.
O curso objetiva formar arquitetos urbanistas com sólida formação generalista, apto para atuar nas diversificadas atividades relacionadas tanto ao projeto de arquitetura e urbanismo, quanto a obra civil. Além disso, o curso também enseja a formação de um profissional capaz de participar na formulação de planos no nível urbano e regional e na elaboração de políticas relacionadas à identificação e salvaguarda do patrimônio construído, histórico, artístico e/ou de relevância cultural, considerando-se, principalmente, a realidade das cidades de pequeno e médio porte no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivos específicos:
a) disponibilizar ao profissional formado: capacitação profissional qualificada, que lhe permita o competente exercício da profissão; formação de consciência crítica e solidez conceitual que lhe possibilite absorver as transformações e mudanças ocorridas nas atividades arquitetônicas e urbanísticas; além do estímulo para a busca do autodesenvolvimento como base de sua realização pessoal e profissional.
b) orientar as atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de condutas e atitudes ética, técnica, social e culturalmente responsáveis, tendo como princípios: a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos; o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído e o respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades; a identificação, valorização e preservação da arquitetura, da cidade e da paisagem como patrimônio histórico, artístico e cultural, reforçando o caráter da responsabilidade coletiva.
c) implantar e organizar atividades de conhecimento da área que busquem discutir o modo de produção do espaço em todas as escalas, atuando sobre o mesmo em estreita articulação com a sociedade local;
d) suprir a constatada carência de profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo existente local e regionalmente.

MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O arquiteto e urbanista possui formação humanística, técnica e artística. Atua como planejador do meio construído destinado à habitação, às edificações de maneira geral e ao urbanismo, e considera, para suas proposições profissionais, aspectos físicos, sociais e ambientais da área de influência de seu trabalho.
A organização do meio construído, área de atuação do arquiteto e urbanista, é uma necessidade constante da evolução das cidades; na expansão dos negócios e da economia; nas demandas por moradia, transporte, trabalho e lazer da população. E é, portanto, uma condição premente e permanente da vida urbana e de seus cidadãos.
Neste quadro, e no cenário de Caçador e Região, as crescentes exigências de qualidade ambiental para a moradia, o trabalho e o lazer que acompanham o desenvolvimento econômico e cultural, sem dúvidas, apontam para o crescimento da demanda por este profissional. A demanda decorre da emergência de novas oportunidades e postos de trabalho na iniciativa como profissional autônomo, nas empresas, nos órgãos públicos e no ensino, para o planejamento urbano e regional, arquitetura de edifícios e o paisagismo.
Para a sua inserção no mercado de trabalho o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp formará arquitetos e urbanistas empreendedores, com habilitação única, generalista, portador de visão crítica e holística, domínio técnico de sua arte, identificado com sua localidade e região.


Documentos do Curso

Download Quero Estudar