//Campus Caçador

Enfermagem

O curso tem como objetivo formar um profissional enfermeiro generalista, com sólido conhecimento nos princípios básicos da profissão, apto a atuar com competência nos diversos níveis de promoção, proteção, tratamento e recuperação, atenção ao indivíduo e à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 4710 hrs
Período Regular Noturno
Área do Curso Ciências da Saúde


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Formar profissionais generalistas, humanistas com capacidade crítica-reflexiva, com competência técnico-científica, ética-política e com habilidades de relacionamento interpessoal, capazes de atuar na prevenção de doenças e agravos, na promoção e reabilitação da saúde individual e coletiva.
  • Formar profissionais que compreendam a enfermagem como arte e ciência de pessoas que convivem e cuidam de outras, uma profissão dinâmica, cujo princípio ético é o de manter ou restaurar a dignidade do ser humano em todos os âmbitos da vida.
  • Desenvolver a competência profissional por meio dos seguintes requisitos: auto crescimento e atitude científica, compromisso com a realidade sócio-econômica-político-cultural da população, destreza motora, ética profissional, liderança, senso crítico e participação em equipe.
  • Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento em enfermagem e saúde, para formar profissionais de enfermagem com capacidade de reflexão crítica e possibilidade de transformar a realidade de saúde, contribuindo para a qualidade de vida da população através da articulação com a sociedade.
  • Contribuir para o desenvolvimento da profissão e para a consolidação do Sistema Único de Saúde, por meio da qualificação de profissionais para a prática, o ensino, a pesquisa a participação nas entidades de Enfermagem e para o exercício da cidadania.

MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O mercado de trabalho recebe muitos profissionais a cada ano. Em compensação abrem-se novas frentes de trabalho, principalmente na área de saúde da família. Há um enfermeiro para cada equipe que cuida da saúde da família no programa do governo federal. Dentre as especializações mais procuradas estão enfermagem neonatal, cardiologia, nefrologia, emergência e UTI de adultos. Há oportunidades em grandes empresas para atuar na área de saúde do trabalhador e em ambulatórios. As áreas de maior concentração de empregos estão nas regiões sul e sudeste.


Documentos do Curso

Download