//Campus Fraiburgo

Educação Física – Licenciatura

O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física no ambiente escolar. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar.


Duração 4 Anos
Titulação Licenciatura
Modalidade Presencial
Carga Horária 3275 hrs
Período Regime Especial
Área do Curso Ciências da Saúde


Objetivos Específicos

• Formar profissionais para atuar na docência da educação formal e não formal nos diversos níveis.
• Formar profissionais que acompanhem as transformações acadêmicocientíficas da Educação Física e áreas afins.
• Formar profissionais que contribuam para socialização de conhecimentos, na reflexão sobre a própria prática docente e que dominem os recursos tecnológicos para ampliar e diversificar as formas de intervenção profissional.
• Formar profissionais capazes de discutir, fundamentar e justificar a presença da Educação Física na educação formal e não formal.
• Formar profissionais que dominem os conteúdos da Educação Física que serão objetos da intervenção docente, adequando-os ao espaço e tempo escolar, compartilhando saberes de diferentes conhecimentos.
• Formar profissionais que tenham capacidade de planejar, conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física.

MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como clubes, academias de ginástica, clinicas, hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandem sua formação especifica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.


Documentos do Curso

Download Quero Estudar