//Campus Fraiburgo

Enfermagem

O curso tem como objetivo formar um profissional enfermeiro generalista, com sólido conhecimento nos princípios básicos da profissão, apto a atuar com competência nos diversos níveis de promoção, proteção, tratamento e recuperação, atenção ao indivíduo e à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 4710 hrs
Período Integral
Área do Curso Ciências da Saúde


OBJETIVO

O Curso tem como objetivo formar profissional Enfermeiro generalista, com conhecimento, habilidades e competências para exercer a profissão nos diversos cenários do cuidado, na promoção e proteção da saúde; prevenção de agravos ao indivíduo e/ou comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Formar profissionais generalistas, humanistas com capacidade crítica-reflexiva, com competência técnico-científica, ética-política e com habilidades de relacionamento interpessoal, capazes de atuar na prevenção de doenças e agravos, na promoção e reabilitação da saúde individual e coletiva.
  • Formar profissionais que compreendam a enfermagem como arte e ciência de pessoas que convivem e cuidam de outras, uma profissão dinâmica, cujo princípio ético é o de manter ou restaurar a dignidade do ser humano em todos os âmbitos da vida.
  • Desenvolver a competência profissional por meio dos seguintes requisitos: auto crescimento e atitude científica, compromisso com a realidade sócio-econômica-político-cultural da população, destreza motora, ética profissional, liderança, senso crítico e participação em equipe.
  • Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento em enfermagem e saúde, para formar profissionais de enfermagem com capacidade de reflexão crítica e possibilidade de transformar a realidade de saúde, contribuindo para a qualidade de vida da população através da articulação com a sociedade.
  • Contribuir para o desenvolvimento da profissão e para a consolidação do Sistema Único de Saúde, por meio da qualificação de profissionais para a prática, o ensino, a pesquisa a participação nas entidades de Enfermagem e para o exercício da cidadania.

MERCADO DE TRABALHO

Assessoria e consultoria
Auditar os procedimentos hospitalares de enfermagem e auxiliar na montagem de unidades de saúde.

Atendimento domiciliar (home care)
Cuidar de pacientes em sua residência, dando continuidade ao tratamento hospitalar. Auxiliar o paciente em exercícios terapêuticos e cuidar de sua higiene e de seu bem-estar.

Enfermagem geral
Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

Enfermagem geriátrica
Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

Enfermagem médico-cirúrgica
Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

Enfermagem obstétrica
Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.

Enfermagem pediátrica
Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

Enfermagem psiquiátrica
Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.

Enfermagem de resgate
Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.

Enfermagem de saúde pública
Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.

Enfermagem do trabalho
Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.

Ensino
Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas. Gestão da qualidade avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.

Gestão de projetos
Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.

Pesquisa clínica
Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.


Documentos do Curso

Download Quero Estudar