//Mestrado Profissional em Educação Básica

Grupos de Pesquisa

POFPE – Políticas e processos formativos em Educação

Abrange a construção de saberes que perpassam a formação inicial e continuada de docentes. Analisa as políticas públicas e a formação de professores atuantes no contexto educacional como prática social. Analisa o sistema de educação básica dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) sediadas em Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos, compreendendo 27 (vinte sete) municípios. O estudo mapeia a evolução de matriculas, em cada município, escolas e número de estudantes e seus respectivos anos de escolaridade.

Coordenador: Ludimar Pegoraro
Contato: pegoraro1963@hotmail.com


GEIDS – Educação Interdisciplinar, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade

A educação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Da mesma forma, a inovação é um elemento importante do desenvolvimento, pois impulsiona para além do status quo. Na sociedade contemporânea, os avanços tecnológicos e científicos ocorrem a passos cada vez mais largos. Diante disso, três questões se impõem: a) qual a validade dos pressupostos das teorias de inovação na sociedade atual, tais como o pensamento inovador, a liderança, a criatividade, o pensamento arrojado e a tolerância?; b) Qual o papel da educação no que se refere à inovação e ao desenvolvimento? c) Que ações podem fomentar a inovação na educação? Considerando a natureza interdisciplinar da inovação, os processos-projetos do GEIDS destinam-se ao fortalecimento de políticas institucionais de inovação e prática interdisciplinar na educação e no mundo do trabalho.

Coordenador: Everaldo da Silva

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1694929323852960
BLOG: Geids.blogspot.com.br
Contato: prof.evesilva@gmail.com


GPECS – Ética, Cidadania e Sustentabilidade

A socialização tem influência decisiva na vida das pessoas, pois ela contribui para a sedimentação de comportamentos em forma de hábitos, predispondo-as a agirem duradouramente de determinado modo. Nesse sentido, não há como optar entre educar ou não em valores, o que se pode é refletir sobre quais valores se pretende fomentar. Como há implicações éticas relacionadas à validade dos valores que se almeja, a reflexão sobre a temática não pode ser adiada. Parte-se do pressuposto, de que o não-fomento de um hábito é a consolidação do seu oposto. Tendo a compreensão de que o ser humano é um ser essencialmente social e a cidadania ser o conceito que expressa a pertença da pessoa à vida humana associada, o objetivo do grupo de pesquisa consiste no desenvolvimento de análises de cunho sociológico e filosófico a respeito dos valores na sociedade contemporânea, em especial a sustentabilidade, com vistas ao fomento da cidadania.

Coordenador: Joel Haroldo Baade

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7957776909298968
BLOG: gpecsuniarp.blogspot.com.br
Contato: baadejoel@gmail.com


GIES – Grupo Interdisciplinar de Estudos em Saúde

O GIES tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionado a saúde e a qualidade de vida da população, buscando informações sobre os principais determinantes à saúde e investigando em grupos distintos, como idosos, diabéticos, professores, profissionais da saúde pública, quais seriam estes fatores que determinam a saúde e a qualidade de vida desses grupos. Além disso, investiga e analisa políticas públicas que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida, principalmente da região do meio oeste de SC.

Coordenador: Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
Contato: ricelliendrigo@yahoo.com.br


FOPPE – Formação do Professor e Práticas Pedagógicas – FOPPE

O grupo de pesquisa quer contribuir na construção e reflexão dos processos educativos, visando a leitura crítica em todos os níveis de ensino. Considerando as instituições educativas, professores e estudantes, o desafio pode estar no processo de formação. Este lugar, também de formação, tem como objetivos: intensificar a pesquisa sobre as práticas dos professores fundamentando seu saber-fazer; qualificar os cursos de formação de professores, pensando as práticas educativas; e discussões junto à rede de ensino pública e privada sobre as temáticas.

Coordenadora: Marialva Moog Pinto
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5698523662066985
BLOG: foppe-2016.tumblr.com
Contato: marialvamoog@hotmail.com


LEIAS – Leitura e Ação Social

O LEIAS é um espaço de aglutinação e interação de pesquisadores, professores (do curso e das redes de ensino da educação básica) e estudantes (pós-graduação e graduação) que tomam por desafio a compreensão e o avanço da leitura em diferentes contextos. Os integrantes do grupo investigam as práticas de leitura principalmente na região do Alto Vale do Rio do Peixe (SC), considerando as políticas existentes (federais, estaduais, regionais e municipais), os múltiplos suportes e configurações de texto, os ambientes de leitura (lares, escolas, bibliotecas, livrarias, fábricas, centros, etc.), os mediadores (pais, professores, bibliotecários, contadores de histórias, etc.), e as metodologias/tecnologias relacionadas à sua dinamização.

Coordenador: Ezequiel Theodoro da Silva

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8112819225819348
BLOG: www.getepleias.blogspot.com.br/
Contato: emarthi@outlook.com.br


TECEB – Tecnologias na Educação Básica

O TECEB é um espaço de pesquisa e avaliação de práticas pedagógicas inovadoras utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação. É formado de pesquisadores, professores (do curso e das redes de ensino da educação básica) e estudantes (pós-graduação e graduação). Parte-se do pressuposto de que, ao incluir a escola nas discussões sobre tecnologia, estaremos incluindo os alunos na cultura digital. Os integrantes do grupo estudam, investigam e avaliam práticas pedagógicas inovadoras utilizando as tecnologias digitais, no contexto da educação básica, que promovam o desenvolvimento e a construção de conhecimento dos alunos da rede pública na região do Alto Vale do Rio do Peixe (SC), considerando as políticas existentes (federais, estaduais, regionais e municipais).

Coordenadora: Mariangela Ziede
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1544513057357875
BLOG: getepteceb.blogspot.com.br/
Contato: mariangela.ziede@uniarp.edu.br



VOLTAR