//Mestrado Profissional em Educação Básica

O Programa


Formação de professores reflexivos (pesquisadores das próprias ações) tendo como horizonte o seu aperfeiçoamento e, em contrapartida, a melhoria das práticas docentes envolvidas na educação básica. Produção de conhecimentos pedagogicamente relevantes no campo da educação básica.

Público-alvo

O Mestrado profissional em Educação Básica se destina a profissionais graduados cuja formação teórica e prática o constituam como sujeito ativo e crítico, capaz de identificar e investigar os problemas relacionados às dinâmicas que são próprias da educação básica e propor alternativas para a sua superação.

Coordenador

Nome: Prof. Dr. Ezequiel Theodoro Da Silva (PUC/SP)
E-mail: mestrado@uniarp.edu.br
Telefone: (49)3561-6288

Linhas de Pesquisa

Cultura, Ensino e Formação Docente
Esta linha tem a qualificação da formação docente (básica e continuada) e da prática profissional como objeto de reflexão, análise e transformação. Estuda a cultura pedagógica, constituída pelo conjunto de crenças, habilidades, teorias, atitudes, normas, valores, ideologias e práticas pedagógicas presentes no contexto da escola, visando a sua ressignificação e o delineamento de ações transformadoras através das práticas docentes. Identifica conhecimentos e PRÁTICAS PERTINENTES AOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS bem como às formas pelas quais os saberes são gerados e transformados nos processos de ensino- aprendizagem na esfera da educação básica. Explora e incentiva o protagonismo de práticas inovadoras e novas técnicas/tecnologias na educação. Integra visões inter e multidisciplinares voltadas à problematização e compreensão dos acessos pedagógicos escolarizados.

Políticas Públicas e Gestão da Educação
Esta linha tem a qualificação para a gestão na educação básica como principal foco. Analisa a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural. Estuda os processos de correlação de forças sociais que envolvem os interesses, conflitos e disputas voltados à garantia dos direitos básicos dos cidadãos, neste caso o direito à educação. No que se refere à produção, implementação e avaliação de políticas educacionais, tematiza primordialmente os aspectos relacionados à gestão educacional. Também estuda as instâncias de organização, funcionamento, acompanhamento, avaliação e controle da instituição, com vistas à formação de mestres para a intervenção na realidade em que estão inseridos.

Estrutura Curricular

Disciplinas Obrigatórias:

  • Políticas públicas, sistemas educacionais e legislação da Educação Básica
  • Epistemologia e Metodologia do Trabalho Científico
  • Teorias da Educação Contemporânea
  • Didática e metodologia de ensino na Educação Básica (Cultura, Ensino e Formação Docente)
  • Teoria e Prática em Gestão Educacional (Políticas Públicas e Gestão da Educação)
  • Trabalho de Conclusão de Curso – Elaboração de Projetos de intervenção na Educação Básica

Disciplinas Optativas:

  • Tecnologias na educação básica: Desafios e possibilidades
  • Avaliação Institucional da Escola de Educação Básica
  • Oficina – Promoção da leitura na educação básica
  • Função Social e Política da Educação Básica
  • Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica
  • Produção de materiais para o ensino na educação básica
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Inclusiva e Promoção Humana
  • Psicologia Aplicada à Educação
  • Práticas Pedagógicas do Ensino Médio
  • Práticas Pedagógicas da Educação Infantil
  • Práticas Pedagógicas do Ensino Fundamental
  • Saúde física e mental na educação básica

 



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