Fórum Desafios Educacionais - Uniarp

Fórum Desafios Educacionais


Dia 24 de Junho de 2016


Local: Auditório da Reitoria UNIARP - Caçador - SC


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*Inscrições online até as 18h00 do dia 23/06.
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O Evento

Fórum I - 02 de Março de 2016

Apresentação

A educação escolarizada não é neutra: ela está sempre servindo a uma visão de mundo, de homem e de sociedade. Daí a sua natureza essencialmente política, que, unida e/ou servindo como suporte ao trabalho pedagógico, dinamiza as ações das escolas e de todos os agentes a elas vinculados. Daí também, em função das pulsações desse binômio (político-pedagógico), ser a educação - e por extensão a escola - um recurso fundamental para a construção da democracia, para a transformação e o aprimoramento democráticos da vida em sociedade.


Este princípio voltado à relação indissolúvel entre o "político e o pedagógico" é muitas vezes confundido, mal entendido e/ou mal interpretado no dia-a-dia das escolas. Outras vezes acontece de ser "traído", principalmente quando esses aspectos são fragmentados e pulverizados por análises e/ou pensamentos simplistas que balizam e conduzem as ações dos professores e administradores das escolas. Assim, não é incomum encontrar educadores que, além de não perceberem o vínculo entre os dois polos desse binômio, pensam que o político é aquilo que os administradores - ou burocratas - fazem e o pedagógico, por sua vez, é constituído exclusivamente pelos afazeres dos professores. Ou ainda - e pior - confundem político com partidário, pedagógico com didático.


Tendo em conta que o ato educativo deve necessariamente conter dentro de si uma leitura, uma compreensão crítica do políticopedagógico por parte de gestores e professores, nada mais oportuno do que discutir as suas facetas, as suas articulações e os seus contornos ideológicos no sentido de que as escolas da região de Caçador possam atuar no horizonte do adensamento da cultura e da justiça social.

Fórum II - 24 de Junho de 2016

Apresentação

A Educação brasileira precisa estabelecer princípios metodológicos que promovam a criatividade e a inovação, seja nas Ciências Humanas e no pensamento técnico-científico, levando em consideração o sujeito cognoscente, inserido no tempo, no espaço geográfico, nas relações históricas e culturais.


Para tanto, é necessário localizar, delinear, mapear, entender e desenvolver a extensão dos principais fatores que impedem ou dificultam que os educadores implantem propostas e estratégias didáticas interdisciplinares no sistema educacional, seja público ou privado.


Assim, é de suma importância promover um encontro entre o ensino e as aprendizagens dos estudantes, bem como consolidar a formação docente interdisciplinar.

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