//Extensão

Eixos Temáticos da Extensão

A extensão na UNIARP se organiza estruturalmente em torno de oito grandes eixos: comunicação educação, saúde, resgate e preservação da cultura, desenvolvimento socioeconômico e regional, preservação e sustentabilidade do meio ambiente, produção e difusão de tecnologias.
Estes eixos estão em consonância com as áreas temáticas do Plano Nacional de Extensão, elaborado pelos Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras, conforme quadro abaixo:

EIXOS DO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO EIXOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO UNIARP
Comunicação
Cultura
Direitos Humanos
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Tecnologia
Trabalho
Comunicação
Resgate e Preservação da Cultura
Cidadania e Inclusão social
Educação
Preservação e sustentabilidade do Meio Ambiente
Saúde
Produção e difusão de tecnologias
Trabalho e desenvolvimento socioeconômico e regional

DESCRIÇÃO DOS EIXOS DE EXTENSÃO

  • COMUNICAÇÃO – comunicação social, incluindo os veículos rádio, TV, mídia impressa e eletrônica, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área, mídias comunitárias.
  • RESGATE E PRESERVAÇÃO DA CULTURA – produção cultural (música, dança, artes plásticas, artes gráficas, fotografia, cinema e vídeo), memória social, patrimônio, folclore, artesanato, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.
  • CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL – políticas públicas de direitos humanos, qualificação de recursos humanos na área, atividades de assistência jurídica e judiciária e atividades de promoção de cidadania, inclusão social, direitos de minorias e fortalecimento das organizações populares.
  • EDUCAÇÃO – nível básico e superior da educação, educação continuada, profissionalizante e pós-média, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.
  • PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO MEIO AMBIENTE – programas e projetos que abordem as questões relacionadas a preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.
  • SAÚDE – promoção da saúde e qualidade de vida, atenção integral a todas as etapas do ciclo vital (infância a terceira idade), níveis diferenciados de atenção à saúde, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.
  • PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIA – inovação e desenvolvimento tecnológico, polos tecnológicos, incubadoras de base tecnológica e empreendedorismo, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.
  • DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E REGIONAL – trabalho e inclusão social, saúde e segurança no trabalho, cooperativas populares, economia solidária, geração de renda e emprego, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

As atividades de extensão são multifacetadas, por isso, se desdobram a partir das necessidades emergentes. Assim, a universidade se organiza em torno de sua essência, desenvolvendo ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de seu entorno e, também se aproximando das comunidades que estão distantes, prestando-lhes serviços, assistência e mobilizando-as para a autogestão.
Desta forma as atividades planejadas e desenvolvidas pela extensão têm peculiaridades e particularidades de acordo com as demandas que se apresentam, conforme serão descritas:

  • Programa de Extensão – Caracteriza-se como um conjunto de ações ou atividades institucionais estruturadas organicamente. Representa o conjunto de ações de extensão de médio e longo prazo correlacionadas/inter-relacionadas e orientadas por um objetivo comum, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, devendo contemplar a interdisciplinaridade, o princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, podendo agregar programas, projetos, cursos, eventos, servindo de suporte para a extensão, ensino e pesquisa Essas ações têm caráter por serem sistemáticas, permanentes e continuadas, compreendendo um conjunto de projetos e atividades desenvolvidos simultaneamente, visando a concretização das diretrizes políticas e objetivos da comunidade.
  • Projeto de Extensão – Caracteriza-se como um conjunto de ações planejadas e sistematizadas que podem estar vinculadas a programas ou serem projetos isolados, de acordo com as diretrizes da Universidade, com caráter educativo, cientifico, tecnológico e cultural, visando o aperfeiçoamento dos envolvidos. Tem caráter periódico e às vezes assistemático, buscando a solução de questões emergentes da sociedade.
  • Prestação de serviço – Trata da realização de trabalho oferecido pela IES ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc). A prestação de serviços caracteriza-se por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem, sendo classificada de acordo com sua especificidade.
  • Eventos de Extensão – São atividades assistemáticas ou sistemáticas, realizadas pelos cursos ou setores da universidade, que corresponde a acontecimento de curta duração, para o enriquecimento de grupos de interesse nos vários campos do conhecimento. Segundo o dicionário Aurélio, significa “ocorrência, fenômeno aleatório, de um membro de um determinado conjunto que se define a priori”. É um acontecimento geralmente observável, organizado com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais (HOUAISS). O evento resulta de um projeto planejado e executado com objetivo e público-alvo definidos. Os eventos são um importante veículo para o intercâmbio e transmissão de novos conceitos, ideias e conhecimentos por grupos especializados de empresas, associações e entidades de pesquisa científica.


VOLTAR