//Extensão

PAEC – Programa de Apoio a Extensão e Cultura

Trata-se de um programa de Extensão Universitária que se justifica pelas seguintes razões: a) necessidade de implantar na UNIARP um dispositivo institucional de apoio à Extensão universitária, que coloque o professor e o acadêmico em contato com a realidade, conhecendo-lhe seus problemas, uma vez que estes são objetos de estudos de uma Universidade inserida no seu meio; b) o Ensino, praticado na Universidade, deve interagir constantemente com a Extensão, propondo soluções para os principais problemas e carências emergentes do entorno, numa constante permuta de serviços, testando nele seus conhecimentos produzidos, ajustando-os e adequando-os às inquietações da sociedade, dando ênfase aos aspectos regionais; c) a universidade deve integrar-se com os diversos segmentos da sociedade, realizando a disseminação do conhecimento, como forma de retribuição do sustento financeiro que lhe vem daquela; d) necessidade de oportunizar os benefícios da cultura coletiva às parcelas comunitárias mais dela afastadas; e) institucionalização da Extensão Universitária, no aspecto de seguimento de linhas político-pedagógicas comuns.

Objetivos do PAEC

Implementar programas de Extensão de caráter educativo, científico, esportivo, cultural e artístico, desenvolvidos através de ações sistemáticas e contínuas.

Revitalizar o Ensino e a Pesquisa, através do contato do universitário com a realidade, levando para fora da universidade alternativas de minimização dos problemas, em forma de ações, mediante projetos.

Possibilitar ao acadêmico a implementação de projetos que traduzam para a sociedade as potencialidades, disponibilidades e vocacionamento de seu curso de graduação.

Viabilizar formas de apoio e incentivo aos acadêmicos da UNIARP, mediante apresentação de projetos a serem aprovados pelo Colegiado de Curso e demais instâncias deliberativas.

Estrutura organizacional

Comissão Geral: Presidida pelo Coordenador de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, pelo Coordenador do Programa e por 03 (três) representantes docentes, escolhidos no Conselho de Gestão, com mandato de 02 (dois) anos.

Comissão Supervisora: composta pelo Colegiado do curso de origem do projeto, pelo professor orientador e pelos acadêmicos do respectivo curso.

Os projetos

Os projetos de extensão para o PAEC têm regulamento específico e são avaliados pela vinculação aos eixos da Extensão e Cultura, previstos no PDE, pela relevância acadêmico-social; pela consistência do projeto e observância às determinações no edital da reitoria.
O Programa de Apoio à Extensão e Cultura – PAEC dispõe 40 vagas para projetos por semestre e é mantido pelo Fundo de Apoio à Extensão e Cultura da Universidade conforme previsto no orçamento da UNIARP.

O aluno cujo projeto seja selecionado recebe uma bolsa de estudos equivalente a três disciplinas de seu curso de graduação, por 6 meses. Cabe à mantenedora a aplicação dos recursos do FAEC, oriundos do orçamento anual. Cabe ao acadêmico beneficiado apresentar relatórios parciais, final e artigo científico, bem como participar de evento destinado à publicação dos trabalhos realizados. Os projetos podem têm a previsão de execução em 6 meses, prevendo uma reedição.



VOLTAR