//Meus Serviços

Bolsas e Benefícios

A UNIARP está sempre em busca de alternativas para viabilizar não só o acesso, mas principalmente, a permanência do aluno que vem até ela, oferecendo serviços de apoio, com atendimento adequado ao perfil e a necessidade dos seus usuários.

Entre estas ações destaca-se o Serviço de Apoio ao Estudante, que tem por objetivo dar atendimento ao acadêmico, oferecendo serviços de informação e orientação, possibilitando-lhe continuar seus estudos. O SAE orienta solicitações de bolsas de estudo, encaminha para estágios remunerados, auxilia a encontrar moradia e proporciona informações para preenchimento de requerimentos e elaboração de projetos.

Bolsas


A UNIARP possui processo de seleção para concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, com recursos decorrentes da condição de Entidade Beneficente de Assistência Social, para os universitários ingressantes, sem diploma de curso superior. Podem participar pessoas com renda bruta mensal familiar per capita que não exceda a um salário mínimo e meio, vigente à época da inscrição para bolsas integrais (100%) para alunos ingressantes. As bolsas de estudo destinam-se a auxiliar o estudante com hipossuficiência econômica a dar continuidade a sua formação. Destinam-se, também, ao estudante com deficiência, nos termos da lei. A distribuição das bolsas de estudo integrais (100%) será procedida com base no número de universitários matriculados por curso e turno, observada a proporcionalidade de um aluno bolsista integral para cada quatro alunos pagantes, somente para ingressantes, e de acordo com a disponibilidade de recurso financeiro da instituição. Os universitários beneficiados receberão a bolsa de estudo por meio de gratuidade na mensalidade, sendo concedidas seis parcelas a cada semestre, incluindo matrículas e rematrículas.

Formulário de Inscrição

BOLSA DE ESTUDO DO ARTIGO 170

É um benefício oriundo de recursos do Governo Estadual de Santa Catarina do UNIEDU, destinado aos acadêmicos economicamente carentes, que estejam matriculados em qualquer fase dos cursos de graduação da UNIARP. As inscrições acontecem uma vez ao ano, sempre no início de cada ano. Os recursos são distribuídos em porcentagem, conforme o índice de carência do acadêmico, que é calculado pela fórmula exposta no edital de inscrição. As inscrições são feitas no site da UNIARP e é necessário cumprir todas as etapas para que o candidato seja contemplado com o benefício. Terão prioridade nas bolsas integrais os acadêmicos que comprovem deficiência física ou que comprovem invalidez permanente.

BOLSA DE PESQUISA DO ARTIGO 170

É um benefício oriundo de recursos do Governo Estadual de Santa Catarina, é destinado aos acadêmicos que estejam cursando a partir da 3ª fase do curso de graduação e já tenham completado a disciplina de Metodologia da Pesquisa. É necessário estar vinculado em projeto de pesquisa de professor e entregar uma cópia do projeto juntamente com a documentação necessária para a efetivação da inscrição. As inscrições acontecem uma vez ao ano, juntamente com a inscrição da bolsa de estudos, no início de cada ano. Os recursos são distribuídos em porcentagem, conforme o índice de carência do acadêmico, que é calculado pela fórmula exposta no edital de inscrição e pela aprovação do Projeto. As inscrições são feitas no site da UNIARP e é necessário cumprir todas as etapas para que seja contemplado com o benefício.

BOLSA DE PESQUISA OU EXTENSÃO DO ARTIGO 171

É um benefício oriundo de recursos do Governo Estadual de Santa Catarina do UNIEDU, é destinado aos acadêmicos que estejam cursando a partir da 3ª fase do curso de graduação e que tenham completado a disciplina de Metodologia da Pesquisa. É necessário estar vinculado a projetos de pesquisa ou projeto de extensão de professores da instituição e entregar uma cópia juntamente com a documentação necessária para a efetivação da inscrição. É necessário que o acadêmico tenha cursado ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral ou parcial. Deve residir no estado de Santa Catarina há pelo menos dois anos. O valor da bolsa é de um salário mínimo vigente no mês de dezembro do ano anterior.


O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar as mensalidades de estudantes que não tenham condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Atualmente, o Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE. A inscrição é realizada exclusivamente no site: www.fiesselecao.mec.gov.br
Para solicitar, é necessário o candidato ter realizado a prova do Enem, e atingido nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado na redação. Após a seleção, o candidato pré-selecionado deverá comprovar as informações juntamente com a instituição de ensino e com o agente financeiro. Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, existe a fase de carência, em que o estudante terá 18 meses para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Por fim, encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado da duração regular do curso.


A UNIARP possui processo de seleção para concessão de bolsas de estudo integrais com recursos decorrentes da condição de Entidade Beneficente de Assistência Social, para os universitários atletas, vinculados a instituições que participem de competições representando o município, sem diploma de curso superior. Podem se inscrever acadêmicos que sejam atletas e com renda bruta mensal familiar per capita que não exceda a um salário mínimo e meio, vigente à época da inscrição para bolsas integrais (100%) para alunos ingressantes. As bolsas de estudo destinam-se a auxiliar o estudante atleta com hipossuficiência econômica a dar continuidade a sua formação. A distribuição das bolsas de estudo integrais será procedida com base no número de universitários matriculados por curso e turno, observada a proporcionalidade de um aluno bolsista integral para cada quatro alunos pagantes, somente para ingressantes, e de acordo com a disponibilidade de recurso financeiro da instituição. Os universitários beneficiados receberão a bolsa de estudo por meio de gratuidade na mensalidade, sendo concedidas seis parcelas a cada semestre, incluindo matrículas e rematrículas.


A presença de alunos com deficiência na UNIARP constitui um instrumento de construção que beneficia a todos os envolvidos no processo. Assegurar condições básicas de acesso, de mobilidade e de utilização de equipamentos e instalações constitui-se o objetivo principal que vai garantir a permanência e o sucesso no desenvolvimento dos alunos com deficiência. A UNIARP, comprometida com o bem-estar dos acadêmicos com deficiência incluídos, busca identificar e solucionar problemas que impeçam o bom andamento deste processo, tendo como objetivo assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, proporcionando e garantindo a igualdade de condições para o desempenho acadêmico do aluno com deficiência; socializando o acesso e permanência na Universidade, promovendo uma política de boa convivência universitária, que favoreça a integração e a formação de cidadãos plenos; propondo a eliminação de barreiras arquitetônicas; orientando e apoiando os colegiados de cursos na adequação curricular para atender às especificidades dos alunos com deficiência.
Os alunos com deficiência: deficientes físicos, surdos, cegos ou com baixa visão, cadastrados no Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência – PAD, que necessitem de atendimento diferenciado, poderão solicitar previamente:
-Adaptação e tempo adicional para realização de provas;
-Adaptação de recursos institucionais: material pedagógico e equipamentos;
-Adaptação de recursos físicos: eliminação de barreiras arquitetônicas e adequação de ambiente de comunicação;
-Impressão em Braille; apoio especializado necessário, intérprete de Língua Brasileira de Sinais e ledor, conforme necessidade apresentada.


O “Programa de Bolsas de Estudos Nacionais” com Recursos do Santander Universidades visa ampliar as oportunidades de inserção acadêmica para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNIARP. As bolsas de estudo destinam-se a auxiliar o estudante com excelente desempenho acadêmico e hipossuficiência econômica devidamente comprovados. São ofertadas de acordo com a disponibilidade do Banco Santander, por meio dos programas Santander Universidades em convênio com a UNIARP. O valor é variável, dependendo do convênio celebrado entre as instituições.


Trata-se de um programa de Extensão Universitária que tem como objetivos: implementar programas de Extensão de caráter educativo, científico, esportivo, cultural e artístico, desenvolvidos por ações sistemáticas e contínuas; revitalizar o Ensino e a Pesquisa, pelo contato do universitário com a realidade, levando para fora da universidade alternativas de minimização dos problemas, em forma de ações, mediante projetos; possibilitar ao acadêmico a implementação de projetos que traduzam para a sociedade as potencialidades, disponibilidades e vocacionamento de seu curso de graduação; viabilizar formas de apoio e incentivo aos acadêmicos da UNIARP, mediante apresentação de projetos a serem aprovados pelo Colegiado de Curso e demais instâncias deliberativas. O Programa de Apoio à Extensão e Cultura – PAEC dispõe de vagas para projetos por semestre e é mantido pelo Fundo de Apoio à Extensão e Cultura da Universidade, conforme previsto no orçamento da UNIARP. O aluno, cujo projeto seja selecionado, recebe uma bolsa de estudos equivalente a três disciplinas de seu curso de graduação, por seis meses. Os projetos têm a previsão de execução de seis meses, podendo ser reeditado.


O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre sua formação acadêmica com o desenvolvimento socioeconômico da região. Uma das ações deste programa é a capacitação de recursos humanos para atuar nas áreas de desenvolvimento regional. O curso de extensão para o desenvolvimento regional consiste em um conjunto de atividades de extensão, voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação ao processo de desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador. O Programa tem como objetivo, por meio de edital, ofertar vagas aos estudantes dos cursos de graduação da UNIARP com bolsas de estudo, no qual contempla até 70% do valor da mensalidade e mais curso de Extensão em Desenvolvimento Regional, de 200 horas, que se realiza aos sábados. A bolsa PROESDE é anual.


O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura – PROESDE Licenciatura – tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de graduação em áreas estratégicas e de Licenciatura, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação – SED. O Programa abrange, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior – IES, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por Lei Municipal, considerando os recursos de até 20%, definidos no item “c” do inciso I, do art. 1º da Lei Complementar nº 281/2005, e que manifestarem interesse em desenvolver o PROESDE. O Programa, por meio de edital, visa ofertar vagas aos estudantes de graduação dos Cursos de Licenciatura da UNIARP, no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura, especificamente no curso de Extensão e Organização Curricular na Educação Básica de Caçador. As bolsas contemplam até 100% das mensalidades, desde que não ultrapassem a dois salários mínimos do ano anterior. O curso de extensão é ofertado aos sábados e totalizam 200 horas. PROESDE Licenciaturas é anual.


O Fundo de Apoio à Pesquisa encontra-se embasado no Art. 72 do Regulamento Geral da UNIARP e destina-se a fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da UNIARP. Para tal, o FAP incentiva docentes a desenvolverem projetos de pesquisa, a introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC), e a divulgação da produção científica de excelência oriunda de docentes e discentes da UNIARP.
Com base nos projetos selecionados, é aberto edital para seleção de estudantes de graduação para Iniciação Científica. As inscrições de projetos são abertas anualmente, mediante o preenchimento de formulário específico, acompanhado da documentação, exigida nos termos do edital. Neste caso, quem inscreve o projeto e quem é responsável pelo mesmo é o professor orientador. Após aprovado, o orientador é responsável pela seleção de aluno (s), que desenvolverão atividades de iniciação científica. Para atuar como bolsista de iniciação científica, o discente deverá atender os seguintes requisitos:
-Estar regularmente matriculado em curso de graduação, e estar cursando no mínimo o segundo semestre de seu curso;
-Não estar no último semestre do curso;
-Ter bom desempenho acadêmico;
-Possuir disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação ao projeto de pesquisa.


A UNIARP concede 30% de desconto na semestralidade sobre o valor dos créditos cursados, aplicados sobre o valor integral, para acadêmicos portadores de diploma de curso superior, que ingressarem na UNIARP. O desconto está condicionado ao pagamento até a data de vencimento da mensalidade, de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais. O interessado deve consultar junto à Secretaria Acadêmica sobre o fornecimento do desconto, pois a concessão é regulamentada por resolução divulgada semestralmente, a qual está associada à disponibilidade de recurso financeiro da instituição.


A UNIARP concede 30% de desconto na semestralidade sobre o valor dos créditos cursados, aplicados sobre o valor integral, para portadores de diploma de curso técnico em enfermagem que ingressarem no curso de enfermagem da UNIARP. O desconto está condicionado ao pagamento até a data de vencimento da mensalidade, de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais. O interessado deve consultar junto à Secretaria Acadêmica sobre o fornecimento do desconto, pois a concessão é regulamentada por resolução divulgada semestralmente, a qual está associada à disponibilidade de recurso financeiro da instituição.


A UNIARP concede 30% de desconto na semestralidade sobre o valor dos créditos cursados, aplicados sobre o valor integral, para portadores de diploma de curso técnico do SENAI, que ingressarem nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e vagas remanescente nos demais cursos ofertados pela UNIARP. O desconto está condicionado ao pagamento até a data de vencimento da mensalidade, de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais. O interessado deve consultar junto à Secretaria Acadêmica sobre o fornecimento do desconto, pois a concessão é regulamentada por resolução divulgada semestralmente, a qual está associada à disponibilidade de recurso financeiro da instituição.


O aluno de graduação paga 50% da mensalidade durante o período regular do curso e os outros 50% do valor da mensalidade serão pagos após a conclusão do curso, com a atualização do valor pelos percentuais de reajuste utilizados pela Instituição de Ensino Superior e a taxa administrativa, sem qualquer incidência de juros remuneratórios.
Para se inscrever, o aluno deve acessar o site: estudante.fundacred.org.br ou www.fundacred.org.br indicar um fiador (que pode ser qualquer pessoa menos o seu cônjuge), e reunir os documentos necessários. Após isso, aguardar a aprovação do crédito, imprimir o contrato, colher as assinaturas e continuar estudando, pagando 50% do valor da mensalidade direto para a UNIARP, e os outros 50% diretamente para a Fundaplub, após o término do curso. Desta forma, as principais vantagens são:
-Crédito universitário facilitado;
-50% da mensalidade coberta pelo crédito durante o curso;
-O dobro do tempo para pagar o curso (por exemplo, utiliza o crédito em oito semestres, paga os outros 50% em mais oito semestres);
-Financiamento rápido e acessível;
-Sem cobrança de juros remuneratórios, somente taxa administrativa de 0,35% ao mês, totalizando 4,2% ao ano, sem capitalização.


Convênio da UNIARP com o Programa do Governo Estadual de Santa Catarina para cadastramento de acadêmicos da Graduação para estágio em órgãos públicos de Santa Catarina, através do preenchimento do formulário junto ao Serviço de Apoio ao Estudante.

Público Alvo: acadêmicos regularmente matriculados na UNIARP, dependendo da área em que houver vagas disponíveis.

Período de Inscrições: quando houver disponibilidade de vagas.


Programa que seleciona acadêmicos Monitores Remunerados para os Laboratórios e Escritório Modelo da UNIARP.

Público alvo: acadêmicos vinculados aos cursos com as práticas de Laboratórios e Escritório Modelo.

Período de Inscrições: início do semestre e quando houver disponibilidade de vagas.



VOLTAR