Busca

Área da neurologia com atendimento especial na Clínica Escola de Fisioterapia

Publicação: 08/03/2018

Nilson Pedroso Figueiró, 55 anos é paciente da Clínica Escola de Fisioterapia da UNIARP. Ele e outros pacientes de Caçador são atendidos de forma gratuita por acadêmicos do Estágio clínico comunitário (área de neurologia) do curso de Fisioterapia, sempre com a supervisão dos professores. O estágio neurológico conta atualmente com 20 pacientes ocupando as vagas ofertadas para a comunidade. “No começo eu tinha muitas dores posturais, mas isso foi sendo corrigido no trabalho aqui na Clínica. Hoje estou muito mais adaptado, tenho mais facilidade de lidar no dia a dia, graças ao apoio que recebo aqui na Clínica, tanto dos professores, como dos acadêmicos do curso”, explica.

A professora Siham Abdel explica que o foco do estágio comunitário são pacientes com patologias neurológicas. Ela explica que um dos trabalhos, realizados com paraplégicos, inicia com a maca ortostática, um equipamento que possibilita a colocação do paciente na posição em pé (posição ortostática ou angulação ortostática desejada para fins terapêuticos), sem que haja necessidade de nenhuma colaboração ativa do paciente. “Na sequência, vamos realizando tratamentos para ombros, tratando casos de bursite e outros problemas ocasionados pela transferência do esforço devido a cadeira de rodas. Os acadêmicos do curso de Fisioterapia verificam a readaptação dos pacientes e isso é muito gratificante”, relata.

Para que os atendimentos aconteçam, é necessário o engajamento profissional e acadêmico, tanto da instituição UNIARP bem como, dos seus docentes e discentes. A Clínica Escola de Fisioterapia da UNIARP dispõe de muitos outros equipamentos, especialmente selecionados para auxiliar no tratamento fisioterápico dos pacientes. Confira o depoimento: 



VOLTAR

Quero Estudar