//Pesquisa

FAP – Fundo de Apoio à Pesquisa

O que é o Fundo de Apoio à Pesquisa – FAP

O Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP, é um instrumento de suporte financeiro que permite à instituição universitária introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.
Assim, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa, é um instrumento de formação. A bolsa de iniciação científica, por sua vez, constitui-se como um incentivo financeiro para que os alunos com qualificação para pesquisa, desenvolvam o pensamento e a prática científica sob a orientação de docentes/pesquisadores qualificados.

Quem pode se candidatar à uma bolsa do FAP?

Anualmente, mediante edital próprio, são abertas as inscrições de projetos, mediante o preenchimento de formulário específico, acompanhado da documentação exigida nos termos do edital.
Neste caso, quem inscreve o projeto e quem é responsável pelo projeto é o professor orientador. Para ser professor orientador e solicitar aluno bolsista ou voluntário, o docente deverá preencher alguns requisitos:

• Ter o perfil de pesquisador(a) e estar em plena atividade de pesquisa, evidenciada por sua recente produção intelectual, de modo que sua competência acadêmica seja comprovada mediante apresentação do currículo vitae atualizado, modelo Lattes – CNPq;
  • Ter preferencialmente o título de doutor ou mestre;
  • Possuir experiência compatível com a função de coordenador(a) e formador de recursos humanos qualificados;
  • Protocolar, de acordo com o edital específico, projeto de pesquisa relevante, dotado de viabilidade técnica e econômica, acompanhado do plano de trabalho detalhado a ser executado pelo(s) aluno(s) selecionado(s) com no máximo 12 meses de duração, vinculado às linhas de pesquisa da Universidade;
  • Ter disponibilidade de 8 (oito) horas semanais para orientação do projeto – e apresentar provas para tal.

Após aprovado o projeto, o orientador é responsável pela seleção de aluno(s), que desenvolverão atividades de iniciação científica. Para atuar como bolsista de iniciação científica, o discente deverá atender os seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação, e estar cursando no mínimo o segundo semestre de seu curso;
  • Não estar no último semestre do curso;
  • Ter bom desempenho acadêmico;
  • Possuir disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação ao projeto de pesquisa.

Edital FAP 2017

Normatização

Para conhecer mais sobre o FAP, tirar dúvidas, trazer sugestões ou críticas, entre em contato com:

Coordenação: Prof.ª Ivanete Schneider Hahn.
E-mail: fap@uniarp.edu.br