Apresentação

O Programa ‘Uniarp for Change’ possui o objetivo educativo com foco na formação de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, a formação profissional em empresas e na comunidade em geral. Os temas desenvolvidos neste programa foram propostos com base nas necessidades interdisciplinares das diversas áreas do conhecimento em que a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) atua.

A Uniarp possui 30 cursos, entre bacharelados, licenciaturas e curso superior de tecnologia presenciais, nas diferentes áreas de conhecimento. Em termos de infraestrutura, a Uniarp é reconhecida por manter a maior biblioteca física da região, além do acesso a obras digitais. Ainda, dispõem a comunidade acadêmica importantes laboratórios de ensino, desde aqueles destinados a atender diretamente a comunidade, como: o Núcleo de Práticas Jurídicas, Farmácia Escola, Núcleo de Psicologia e Clínica de Fisioterapia, e aqueles destinados às práticas puras de ensino e pesquisa.

Por meio da extensão, busca a integração do ensino e pesquisa com a comunidade interna e com seu entorno. A matriz dialógica se configura pelas interfaces que esta estabelece com todos os segmentos da sociedade, com todos tipos de saberes e de realidades.

A Uniarp, portanto, se autodefine como uma instituição da sociedade, voltada para a sociedade regional. Como instituição, seus fins e compromissos são definidos em íntima relação com seu contexto e com o futuro. Decorrência necessária deste pressuposto é, portanto, seu caráter comunitário e interativo em torno do que ela explicita sua missão e, em função dela, estabelece sua estrutura e define seus projetos de ação. Sua filosofia, concepção e políticas emergem da realidade que a circunda e, em função desta mesma realidade, justifica sua razão de ser e de fazer.

Inserindo-se neste contexto, o Programa ‘Uniarp for change’ tem por objetivo oportunizar a realização de palestras, seminários, capacitações, discussões, desafios e outros, para professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a formação profissional em empresas e intervenção nas necessidades da comunidade em geral. Visa um processo contínuo de conscientização, orientação pessoal e profissional, além de promover discussões sobre a inserção dos cidadãos na sociedade. Destaca-se que todas as atividades desenvolvidas pelo programa ‘Uniarp for change’ são gratuitas