fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Acadêmicos bolsistas da UNIARP agregam conhecimentos e a chance de ajudar mais pessoas

Publicação: 21/09/2020

Acadêmicos do PROESDE Licenciaturas são envolvidos em discussões e conhecimentos relacionados as grandes áreas de conhecimento do Nova Lei do Ensino Médio

Mais de 70 acadêmicos da UNIARP de Caçador e região estão participando do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) em cursos de Licenciaturas, sendo beneficiados com a bolsa auxílio de 100%, mais a participação no curso de Extensão de 200 horas.

A UNIARP, por meio da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias está realizado as atividades de extensão como elo de ligação entre o ensino e a pesquisa oportunizando aos bolsistas novos conhecimentos relacionados as práticas de ensino nos cursos de Licenciatura e troca de experiências por meio da articulação junto a Gerência de Educação de Caçador.

A proposta dos projetos de 2020, são voltadas ao planejamento Integrado por área do conhecimento para o Novo Ensino Médio. Os acadêmicos são envolvidos em discussões e conhecimentos relacionados as grandes áreas de conhecimento do Nova Lei do Ensino Médio (Ensino Integral) – BNCC. Esta proposta é uma forma do PROESDE Licenciatura através dos projetos de contribuir com essa discussão, bem como com a formação de futuros licenciados que atuarão neste novo modelo de ensino.

A acadêmica Michele Aparecida Fogues Batista, que está na 3ª fase do curso de Pedagogia avalia que o PROESDE é uma ferramenta importante para o aprendizado. Segundo ela, as lições ajudam na atividade profissional e também na vida. “O Programa é composto por uma equipe muito bem organizada, engajada, comprometida e Responsável. Estão sempre preocupados com cada detalhe, em todos os aspectos. Estão sempre prontos para sanar qualquer dúvida, mesmo em horários fora do disponibilizado e aos finais de semana. Nossas aulas têm sido ministradas por excelentes Professores. Eles elaboram os temas com muita ética, seriedade, coerência e discernimento, pois visam de maneira abrangente nos orientam com as melhores pesquisas, informações e fontes possíveis, simultaneamente ligados com seus vastos conhecimentos intrínsecos e coerentes”, relata.

Como acadêmica bolsista, Michele leva muito a sério todas as etapas do Programa. “Já estou na terceira fase, e busco estar sempre presente nas aulas, seja interagindo com falas, ouvindo, participando nos grupos, realizando as atividades propostas, da melhor forma possível, assim como enviando e assinando as documentações. Sei do grande comprometimento que preciso ter com o programa, instituição, educadores, e comigo mesma, pois afinal, sou privilegiada com a contemplação da bolsa 100%, assim como os demais”, revela.

Acadêmica Michele Aparecida Fogues Batista, que está na 3ª fase do curso de Pedagogia avalia que o PROESDE é uma ferramenta importante para o aprendizado

Importante aliado na construção do conhecimento

Michele acredita que o PROESDE é um importante aliado na construção do conhecimento e depois de formada, ela afirma que estará preparada para compartilhar o que aprendeu e ajudar as pessoas.

“Ao finalizar o curso, terei construído uma gama de conhecimentos importantíssimos para minha formação, e certamente o percurso em minha carreira, será prazerosa e satisfatória. Desde já, estou saindo da zona de conforto e mesmices, estou em busca do novo, sempre me aperfeiçoando, para ser cada vez melhor. É um novo caminho oferecido a nós, acadêmicos bolsistas, que tem como intuito oferecer oportunidades de conhecimentos, que nos faz crescer constantemente em todas as áreas, seja acadêmica, pessoal, familiar e social, pois faz com que sejamos mais críticos e tenhamos novos pensamentos, atitudes e uma visão de mundo, diferente do que conhecemos. A cada aula, sinto-me mais motivada e confiante! O PROESDE, tem sido muito importante em meu percurso de vida! Acredito que serei uma ótima profissional da educação. Vou agregar, não somente profissionalmente, mas na vida familiar e na sociedade em um todo. Sou grata”, finaliza.

 

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar