fbpx
Busca

Acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIARP, participam de aula prática sobre manejo e conservação de fauna

Publicação: 13/06/2019

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), estiveram, nos dias 8 e 9 de junho, na Fazenda São Pedro, de propriedade da empresa Laminados AB, praticando técnicas de levantamento de fauna.
A aula foi organizada pela Prof. Ma. Andréa Tozzo Marafon, responsável pela disciplina de Manejo e Conservação de Fauna, com a colaboração do biólogo Anderson Clayton Copini.
Nos dois dias de atividades, os participantes instalaram armadilhas fotográficas e parcelas de areia, prepararam e utilizaram iscas, simularam a utilização de armadilhas de interceptação e queda (pitfalls e tomahawk), percorreram trilhas durante o dia e à noite para avistamento de fauna e busca de vestígios como pelos, fezes e marcações, além de pegadas, que foram moldadas em gesso.
“A experiência contribuiu para a construção significativa do conhecimento dos acadêmicos, permitindo-lhes estabelecer correlações entre os conceitos e objetivos da conservação, do manejo de fauna e do monitoramento populacional e capacitando-os para que possam intervir em prol da conservação da biodiversidade e na busca de soluções para conflitos envolvendo a fauna em ambientes antrópicos ou naturais, sob a perspectiva da sustentabilidade”, destacou a professora Andréa.


Simulação de montagem de armadilha de interceptação e queda pelos acadêmicos de Ciências biológicas


Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas- UNIARP


Pegadas e moldes


Câmera trap


Moldagem em gesso


Parcela de areia com isca


Vestígio de alimentação.



Acadêmicos de Ciências Biológicas



VOLTAR

Quero Estudar