fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIARP produzem Manual de Controladoria

Publicação: 09/06/2021

Durante o primeiro semestre de 2021, os estudantes da disciplina de Controladoria, do curso de Ciências Contábeis do Campus da UNIARP de Fraiburgo, orientados pelo prof. Márcio Luís Machado, desenvolveram o “Manual de Controladoria Interna”.

Ao analisar os riscos e as necessidades de controle, o profissional contábil precisa de ferramentas de apoio para o diagnóstico a ser elaborado que será a base dos controles a serem implementados.

A controladoria está presente na vida profissional do contador e muitas vezes não é percebida, pois, ao fazer uma simples anotação, se está gerando um tipo de controle. Embora não há um sistema considerado padrão para aplicar nas organizações e/ou em todas as situações, existe o profissional habilitado para analisar e empregar o controle que julgar ideal e necessário, buscando eficiência e alavancando resultados.

O Manual de Controladoria Interna desenvolvido foi sugerido inicialmente pelo Professor Márcio no início do semestre.  Além das atividades elencadas no plano de ensino da disciplina, foi acrescido esse projeto, trabalhado em conjunto, com professor e acadêmicos. Com o passar do tempo, o Manual foi tomando corpo e despertando a curiosidade por parte dos acadêmicos.

O trabalho concluído expressa de forma clara e direta assuntos relevantes relacionados à controladoria nas organizações, como: conceitos; princípios; finalidades; tipos de controle; formas de atuação; pontos de controle; e procedimentos para implantação e manutenção do sistema de controle interno.

O prof. Márcio se sente orgulhos dos resultados e afirma “a satisfação de construirmos este projeto em conjunto professor x acadêmicos durante o semestre, fortalece o aprendizado e valoriza a nossa profissão”.

A prof. Sandra Mara Bragagnolo, coordenadora do curso, destaca a importância da atividade e a relevância dos resultados; e parabeniza o professor Márcio e os estudantes pelo excelente trabalho, que ficará disponível nas Bibliotecas dos campi para consulta.

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar