fbpx
Busca
Webinar
Aulas Gratuítas
Horários
Decreto
Cartilha
Seletivo Medicina
EAD - Formas de Entrada

Acadêmicos recebem informações sobre a contabilidade no setor público

Publicação: 17/10/2019

A UNIARP, por meio do curso de Ciências Contábeis recebeu dia 17 de outubro, o profissional Antônio Carlos Castilho, secretário de Administração da Prefeitura de Caçador. Ele ministrou palestra para acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, a convite do professor Thiago Duarte, da disciplina de Contabilidade Pública. O evento também teve a participação do professor Paulo Henrique Levecke, coordenador do curso de Ciências Contábeis.

A palestra demonstrou aos acadêmicos a necessidade de a contabilidade pública tornar-se uma contabilidade baseada em critérios uniformes e homogêneos, possibilitando aos gestores, investidores e analistas utilizarem informações transparentes, confiáveis e comparáveis no processo de decisão. “Estamos vivenciando uma nova contabilidade aplicada ao setor público, um processo de melhoria da qualidade de evidenciação que mesmo sendo considerado complexo e inovador, tem por finalidade tornar as informações contábeis dos entes, mais compreensíveis, úteis e confiáveis aos usuários, auxiliando nas tomadas de decisões mais seguras”, relata o profissional.

Ele também falou sobre a sobre a obrigatoriedade de um processo de convergência em todas as organizações, inclusive nas organizações do setor público.

Esse processo constituiu as Internancional Public Sector Accounting Standards (IPSAS), que são as normas internacionais, de alta qualidade para a preparação de demonstrações contábeis por entidades do setor público. No Brasil desde 2010 estão vigentes as Normas Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP), com adoção integral pelos três níveis de governo.

A ciência contábil (cujo objeto é o Patrimônio) é uma só, apenas com algumas especificações dependendo da sua área de aplicação, agora somado ao processo de convergência, a administração pública não mais poderá ter uma visão contábil exclusivamente orçamentária.

 

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar