fbpx
Busca
Seletivo Medicina
Seletivo Uniarp Verão 2020
Natal Solidário
SEDEPEX
Psicopatologia
Bolsa As. Social Medicina

Acadêmicos visitam Unidade de beneficiamento de sementes da CooperAlfa

Publicação: 02/12/2019

Dia 22 de novembro, acadêmicos da 8ª fase do curso de Agronomia da UNIARP realizaram visita técnica na Unidade de beneficiamento de sementes (UBS) da CooperAlfa em Canoinhas-SC.

A visita foi realizada na disciplina de Produção e Tecnologia de sementes, ministrada pelo professor Elizandro Fochesatto.

A visita proporcionou aos acadêmicos conhecimento técnico de todas as operações que são realizadas na UBS, iniciando com o recebimento, determinação de umidade e impurezas na carga e os testes de viabilidade da semente.

Após os testes, a carga de semente que foi aprovada segue para a pré-limpeza, secagem, limpeza e separação por tamanho, classificação por densidade, armazenamento e por fim o tratamento da semente industrial.

Todas estas etapas são importantes para garantir a viabilidade dos lotes de sementes e também garantia da qualidade da semente que está sendo vendida para o produtor rural. “Caso não sejam seguidos todos os processos de forma correta e sem os testes necessários, as sementes podem ir para o campo com baixo vigor e germinação, o que pode comprometer a lavoura”, explica o professor Elizandro.

A Cooperalfa possui uma sólida estrutura de beneficiamento de sementes. Atualmente possui três UBS, localizadas em Xanxerê, Chapecó e Canoinhas- SC. A unidade possui capacidade para beneficiar, anualmente, 140 mil sacas de sementes de soja, 20 mil sacas de feijão e 40 mil sacas de trigo/ano.

O professor avalia a visita como um grande sucesso. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de ver na prática todas as operações que são realizadas na UBS, além de que, conhecer as tecnologias mais avançadas nos processos de beneficiamento da semente, armazenamento e tratamento industrial de sementes (TSI). “Eles também constataram a importância de produzir sementes com qualidade”, explica.

 



VOLTAR

Quero Estudar