fbpx
Busca
Webinar
Aulas Gratuítas
Horários
Decreto
Cartilha
Seletivo Medicina
EAD - Formas de Entrada

Atividade prática de Mecânica dos Solos

Publicação: 01/10/2019

A UNIARP, por meio do curso de Engenharia Civil, desenvolveu uma aula prática na disciplina de Mecânica dos Solos. A atividade envolveu acadêmicos da 6ª fase do curso sob orientação do professor Dr. Neuro Wolschick.

Foi realizado um ensaio de Proctor Normal no laboratório de Materiais e Solos da Universidade. “O ensaio de compactação Proctor, é um método de laboratório para determinar experimentalmente a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico”, explica o professor.

“O objetivo da atividade é proporcionar aos acadêmicos do curso conhecimentos técnicos sobre os solos e aplica-los à solução de problemas práticos em obras de terra”, salienta a professora Dra. Liane da Silva Bueno, coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIARP.

O termo Proctor é uma homenagem ao engenheiro Ralph Proctor, que em 1933 mostrou que a densidade de um solo seco, para um determinado esforço de compactação, depende da quantidade de água que o solo contém durante a compactação do solo. O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.

O ensaio pode ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: normal, intermediária e modificada. Destaca-se que a compactação é função de quatro variáveis: Peso específico seco; umidade; energia de compactação e o tipo de solo; onde através do processo de compactação consegue-se promover no solo um aumento de sua resistência e uma diminuição de sua compressibilidade e permeabilidade.

 

 

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar