fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Brincadeiras do passado para as crianças do presente

Publicação: 28/10/2020

A Prefeitura de Caçador por meio do setor de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, deu início ao Projeto Brinca Caçador, que objetiva resgatar brincadeiras antigas a apresenta-las às crianças e jovens de hoje, que com o advento das tecnologias, muitos perderam contato com essas atividades ao ar livre. O projeto conta com a participação e apoio do curso de Educação Física da UNIARP. Os acadêmicos participam das escolhas dos novos locais e pinturas das atividades lúdicas.  Eles também explicam como brincar, atuando como orientadores. No mês de novembro, será realizado no Parque Central José Rossi Adami, um dia D das brincadeiras do passado.

A primeira etapa já está concluída e em uso pelas crianças, sendo os jogos de amarelinha pintados na calçada em frente ao Largo Manoel Siqueira Bello (Caçanjurê), na Avenida Barão do Rio Branco.

O supervisor da Secretaria, Maurício Somensi, explica que o projeto surgiu de uma reunião dos profissionais atuantes no setor de Cultura, para que além do resgate das brincadeiras, a ideia fizesse com que os pais apresentem aos seus filhos as atividades que tinham na infância, brincando juntos nesse momento.

O projeto é maior, dividido em três etapas, sendo a primeira a pintura do jogo de amarelinhas e outras atividades.

A segunda etapa é a partir disso criar uma reflexão nas pessoas para oportunizar que seus filhos tenham mais gastos energéticos, brinquem mais ao ar livre, com mais atividade física, e participem gravando seus filhos brincando nesses espaços, postando nas redes sociais e convidando mais familiares a se juntarem à brincadeira, criando uma corrente da prática do exercício físico.

E a terceira etapa foi em outubro, no mês das crianças, onde a Secretaria oportunizou aos pais e filhos outras atividades, como pula tábua, pula corda, brincadeiras de uma infância mais distante.

Com informações e fotos: Alessandro Schneider, Jornal Extra

 

 

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar