fbpx
Busca
SEAD 2019
Seletivo Medicina
Vestibular ACAFE
EaD Uniarp
Psicopatologia
Pós-Graduação Qualis
Nivelamento
Pesquisa em Foco
Neuropsicologia
Nova Graduação

Curso de Enfermagem recebe protótipo da lamparina de Florence Nightingale

Publicação: 05/09/2019

A professora e enfermeira Erci Bohrer fez a doação do protótipo da lamparina de Florence Nightingale para o curso de Enfermagem da UNIARP. A entrega foi feita para a professora Rosemari Santos de Oliveira, coordenadora do curso. Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional.

O protótipo foi feito a partir de fotos da lamparina original, que está no Museu Florence Nightingale em Londres.

Florence ficou conhecida na história pelo apelido de “A dama da lâmpada”, por se servir da lamparina ao auxiliar os feridos durante a noite.

Quem foi Florence Nightingale?

Florença (12 de maio de 1820 – Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma enfermeira, estatística, reformadora social e escritora britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento aos feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia.

Com uma pequena equipe, com os equipamentos necessários e com um trabalho árduo, mesmo contra a negligência dos médicos militares, o ambiente tornou-se propício para atender aos enfermos. A dedicação que devotava aos doentes reduziu drasticamente as mortes no hospital militar. Foi chamada pelo jornal The Times, de Londres, “A Dama da Lâmpada”, pois percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão.

Na volta à Inglaterra, Florence foi recebida com festejos e como heroína em agosto de 1857, mas sem saúde e de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era vitoriana além da própria rainha Vitória.

Mesmo assim, ainda trabalharia muito na criação de escolas de enfermagem e na reforma sanitária dos hospitais militares e quarteis, onde soldados morriam, mesmo em tempo de paz. Apesar do estímulo recebido da Rainha Vitória, a oposição do Ministério da Guerra persistia, pois não via sentido essas ideias em tempo de paz.

Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King’s College de Londres. O Juramento Nightingale feito pelos novos enfermeiros foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.

Nightingale foi uma escritora prodigiosa e versátil. Em sua vida, grande parte de seu trabalho publicado preocupava-se em disseminar o conhecimento médico. Ela também foi pioneira no uso de infográficos, usando efetivamente apresentações gráficas de dados estatísticos.



VOLTAR

Quero Estudar