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Educação Infantil

O trabalho pedagógico da Educação Infantil preocupa-se com o desenvolvimento linguístico, cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança. O Material Didático do Positivo, adotado pela escola, tem como base o RCN (Referencial Curricular Nacional), o qual propõe dois âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social inclui o eixo de trabalho referente à constituição da Identidade e Autonomia. O âmbito Conhecimento de Mundo inclui as diferentes áreas e/ou linguagens articuladas com diferentes eixos: Movimento; Música; Artes; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade e Matemática.
Assim sendo, a Proposta Pedagógica da Educação Infantil privilegia uma organização por Unidades de Trabalho, entendendo que estas possibilitam um trabalho integrado entre as diferentes áreas do conhecimento, sendo articuladas pelas intervenções pedagógicas do professor.
A Educação Infantil oferece aulas de Capoeira, Dança, Arte, Educação Física, Informática, Leitura e Inglês para o Infantil nível 5.

– Período Integral.
O Colégio de Aplicação da Uniarp, oferece Período Integral para a Educação Infantil a partir do Berçário até o Infantil 5, sendo no contraturno (período matutino), as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas que envolvem psicomotricidade, recreação e socialização, favorecendo o convívio social e a construção da autonomia das crianças.
O Período Integral oferece atividades especiais que incluem ginástica artística, aulas de recreação (psicomotricidade), contação de histórias, culinária, artesanato e jardinagem. Estas atividades são desenvolvidas com auxílio dos professores e auxiliares.
As atividades do Período Integral têm início às 7h e encerram-se a partir das 11h30min, quando os alunos são levados ao refeitório para o almoço, sempre com a supervisão das professoras.
Projetos do Período Integral:

– Recreação: semanalmente são promovidos jogos pedagógicos e atividades psicomotoras, visando o desenvolvimento das crianças.

– Ginástica artística: semanalmente são oferecidos exercícios de alongamento, domínio do corpo buscando desenvolver habilidades através das diferentes formas de expressão corporal e do exercício da criatividade.

– Contação de histórias: desenvolve nos educandos o interesse para o mundo das literaturas, criando o hábito e o prazer pela leitura.

– Culinária: estimula o desenvolvimento das crianças no processo pedagógico, é por meio das aulas de culinária que os educandos descobrem a origem dos alimentos e a importância da alimentação saudável, bem como, os cuidados que precisam ter durante a preparação dos alimentos.

– Artesanato: desenvolve a coordenação motora fina, a atenção e também promove momentos de relaxamento.

– Jardinagem: visa levar o aluno a ter contato com o meio ambiente, aprendendo a valorizar e respeitar o mesmo e tem acesso à momentos agradáveis e de intenso aprendizado.

Ensino Fundamental I

É referência educativa a função desse nível de ensino: dinamizar o desenvolvimento dos alunos por meio de um conjunto de saberes e formas culturais. As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar favorecem uma aprendizagem significativa e funcional.
O conjunto de situações didáticas enriquece o cotidiano de sala de aula, pois instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a articulação dos conhecimentos. As sequências didáticas foram desenvolvidas a fim de os alunos poderem construir significados e atribuir sentido ao que aprendem na escola.

Este nível oferece treinamentos nas modalidades de handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, capoeira e dança.

Ensino Fundamental II

A proposta para esse nível de ensino apresenta uma grande articulação entre as atividades e os objetivos didáticos para que as unidades de trabalho possam promover aprendizagens e subsidiar o desenvolvimento dos alunos.
Assim, essa segunda fase do Ensino Fundamental privilegia os aspectos tratados na fase anterior, aprofundando-os por meio do desenvolvimento de relações entre conhecimentos, os quais surgem pela necessidade de dar respostas a situações significativas de ensino.
Os componentes dinamizadores da proposta possibilitam que a escola possa desenvolver uma aprendizagem que se conecta com as experiências e os saberes dos alunos, que estimula o pensamento e que amplia as concepções sobre o mundo que os cerca. Para isso, exploram a cultura como referência, os saberes das diversas áreas e os contextos que dão sentido para as relações.

Ensino Médio

O Ensino Médio é uma das fases mais importantes na vida do aluno, na qual são tomadas decisões extremamente significativas para seu futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de ensino, o Colégio de Aplicação intensifica o grau de exigência e de preparação, para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades e faculdades do país.
Os projetos educativos organizados para o Ensino Médio privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuição de sentido. Para isso, as situações de ensino enfatizam a atividade mental dos alunos, orientando-os para o estabelecimento de relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem.
O Ensino Médio propõe desenvolver conhecimentos que sejam funcionais para os alunos, não apenas no contexto acadêmico, mas também em sua vida cotidiana. Para atingir essa finalidade educativa, utiliza-se dos conteúdos específicos de cada área, sob enfoques de intervenção educativa diferenciada.
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