fbpx
Busca

Nossa História

O Colégio de Aplicação foi autorizado pelo Decreto nº 4.202 de 26 de dezembro de 1977, funcionando inicialmente nas dependências do Centro de Ensino da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), articulado de forma a integrar as atividades docentes e pedagógicas do 2º com o 3º grau. Tinha então como objetivos: a formação global do adolescente, que no seu processo de desenvolvimento, toma a história em suas mãos, fazendo-a; o ensino profissionalizante como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo consciente para o exercício da cidadania.
A história do Colégio de Aplicação iniciou muito antes desta data, através do Colégio Nossa Senhora Aparecida.

CONHEÇA TODA NOSSA TRAJETÓRIA

A criação do Colégio de Aplicação possui duas trajetórias históricas: uma, foi a criação do Colégio Nossa Senhora Aparecida, outra, foi a criação do próprio Colégio de Aplicação da FEARPE. A primeira, refere-se ao Colégio Nossa Senhora Aparecida, instituição de ensino criada por Pedro Busato que, em 10 de fevereiro de 1936, trouxe de Curitiba um grupo de Irmãs da Congregação de São José para desenvolverem atividades educacionais em Caçador. O Colégio iniciou suas atividades como Escola Isolada e, em 30 de julho de 1938 obteve licença para funcionamento, já como Grupo Escolar, criando em 1942 o Curso Básico. Em 1949, foi criado o Curso Ginasial, recebendo autorização para funcionamento a 16 de maio de 1951, com o nome de Ginásio Nossa Senhora Aparecida. O Curso Técnico em Contabilidade foi criado em 1947 e, em 1954, foi autorizado o funcionamento da Escola Normal Nossa Senhora Aparecida, formando profissionais para atuar no magistério até 1978. O Curso de Pré-Escolar obteve seu registro no ano de 1977.
Atendendo às necessidades da comunidade regional o Colégio, a partir de 1992 passou a oferecer o ensino de 2º grau (Científico) sem ensejar Habilitação Profissionalizante. Em 1995 foi implantado o Extensivo Terceirão pelo método Positivo.

A segunda trajetória histórica refere-se ao Colégio de Aplicação, criado pela administração da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), em 1977, com oferta de cursos Profissionalizantes de 2º grau. Mais tarde, também foram criados os cursos Pós-Médio.
A história destes dois estabelecimentos de ensino, mantidos pela Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), se fundem a partir de 3 de outubro de 1989 quando a Congregação das Irmãs de São José e a FEARPE assinam contrato de comodato e arrendamento pelos quais a última assumia a gestão administrativa e pedagógica do Colégio Nossa Senhora Aparecida, juntamente com o Colégio de Aplicação da FEARPE.
O Colégio Nossa Senhora Aparecida foi criado em 1936 e o Colégio de Aplicação da FEARPE em 1977.
O Colégio de Aplicação funcionou, quando de sua criação, nas dependências do Centro Integrado de Ensino da FEARPE, oferecendo cursos profissionalizantes de 2º grau. No ano de 1989, passou a funcionar nas dependências do antigo Colégio Nossa Senhora Aparecida, sito à Avenida 7 de Setembro, em Caçador-SC. Em janeiro do ano 2000 houve nova mudança de endereço, passando a funcionar nas dependências do Campus de Caçador, com a denominação Colégio de Aplicação da Universidade do Contestado (UnC), Campus de Caçador.

Considerando que a história do Colégio se funde com a história da universidade, sua mantenedora, o Colégio de Aplicação teve as seguintes denominações: a) até o ano de 1989, tínhamos o Colégio Nossa Senhora Aparecida e o Colégio de Aplicação da FEARPE, que em 1992, a partir da Recomendação da UnC, passou a ser denominado Colégio de Aplicação da UnC-Campus de Caçador; b) a partir do ano de 2000, passou a ser denominado Colégio de Aplicação da UnC, integrando a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e cursos Profissionalizantes; c) No final do ano de 2009, a partir da transformação do Campus da UnC, em Caçador, na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), passou a ser denominado Colégio de Aplicação da UNIARP.

O Colégio de Aplicação da UNIARP disponibiliza anualmente 730 vagas, sendo 11 turmas para a Educação Infantil, 13 para o Ensino Fundamental I e II, e 5 para o Ensino Médio.
Atualmente oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. É mantido pela Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP), seguindo suas diretrizes e filosofia de ensino.

O Colégio de Aplicação tem sua trajetória ligada ao Ensino Superior de Caçador. Consciente de sua responsabilidade e papel social, desde sua instalação, tem se empenhado em efetivar uma educação de qualidade, primando pelas ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral de seus estudantes.



VOLTAR >Quero Estudar

Quero Estudar