fbpx
//Cursos de Especialização

Enfermagem Cardiovascular (Florianópolis)

As doenças cardiovasculares constituem um grave problema mundial de saúde. No Brasil, este grupo de doenças é a primeira causa de óbito, tendo alta prevalência nas internações. No Estado de Santa Catarina as doenças do aparelho circulatório são as principais causas de mortalidade, contribuindo com um terço de total das mortes, sendo preocupante no Estado a quantidade de internações nesse tipo de agravo.

A insuficiência cardíaca, a hipertensão, o acidente vascular cerebral, a angina pectoris e o infarto agudo do miocárdio correspondem, juntos, a 11% do total de internações, com uma tendência ascendente, apontando para necessidade de implementação de serviços de controle e prevenção. Nos últimos cinquenta anos, ocorreram mudanças no perfil da mortalidade da população brasileira, diminuindo os óbitos por doenças infecto-parasitárias e aumentando as causas externas e doenças crônico-degenerativas. Indo ao encontro dessa tendência, em Santa Catarina as doenças do Aparelho Circulatório são as principais causas de óbito, representando aproximadamente um terço de todas as mortes por causas definidas (Fonte: SIM – SES/SC).

Diante dessas questões, o Ministério da Saúde através da portaria número 1169/GM de 15 de junho de 2004 instituiu a política Nacional de atenção cardiovascular de alta complexidade e a portaria número 210 de 15 de junho de 2004 definindo unidades de assistência cardiovascular de alta complexidade. No Estado de Santa Catarina alguns hospitais e clínicas prestam atendimento de alta complexidade cardiovascular, mas há uma carência de profissionais especializados no quadro de enfermeiros no Estado. Essas unidades devem oferecer assistência especializada e integral aos pacientes com doenças do sistema cardiovascular, atuando nas modalidades assistenciais, conforme as diretrizes do gestor estadual e/ou municipal, que constituem exigência para o credenciamento, deste atendimento. Para a instituição de saúde aderir esta política, do Ministério da Saúde deve conter no seu quadro de profissionais especializados conforme a portaria 210 em seu anexo I item 2..2.1 letra d, uma equipe de enfermagem que deve contar com um enfermeiro coordenador, com Especialização em Cardiologia reconhecido pelo MEC ou certificado de Residência em Cardiologia reconhecido pelo MEC ou título de Especialista em Enfermagem Cardiovascular, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Enfermagem cardiovascular (SOBENC).

O anexo I foi reformulado conforme PT SAS/ MS número 123 de 28/02/05, mas mantém a exigência da especialização para os enfermeiros e aumenta o número de enfermeiros para o atendimento em alta complexidade. Estabelece um prazo de quatro anos para os serviços se adequarem à portaria. O curso se justifica social, econômica e legalmente por atender uma demanda crescente dos profissionais de Enfermagem; por ser uma área de cuidado importante de atuação do Enfermeiro e, portanto, possibilitar a capacitação e o aperfeiçoamento de enfermeiros nos mais variados cenários do cuidado do paciente em situações críticas de saúde e, sobretudo, por serem áreas complexas, diversificadas e ricas para a consolidação da pesquisa em situações críticas. Além disso, as duas experiências anteriores foram positivas superando o número de inscritos previstos no projeto inicial.


Duração 18 Meses
Titulação Especialização
Modalidade
Carga Horária 368 hrs
Período Sextas-Feiras a noite e Sábado durante o dia (quinzenal)
Área do Curso Ciências da Saúde

Descontos

  • Pagamento com pontualidade (até a data do vencimento): 7% de desconto
  • Pagamento à vista: 12,5% de desconto

Objetivo

Oferecer conhecimentos teórico – científicos – gerenciais específicos que permitam consolidar o desenvolvimento de competências necessárias para a qualificação dos enfermeiros nos cuidados ao paciente acometido por doenças cardiovasculares.

Público alvo

Profissionais graduados em Enfermagem que atuem ou pretendam atuar em serviços de atendimento cardiovascular.

Disciplina CH
Gestão da equipe 24
Políticas de saúde, epidemiologia 24
Gerenciamentos dos serviços de saúde e de enfermagem 24
Gestão de segurança do paciente, família, equipe e ambiente 12
Sistematização da Assistência de Enfermagem como modelo de gestão 12
Anatomia, Fisiologia e Semiologia Cardiovascular 24
Fisiopatologia e Farmacologia Relacionada aos Agravos do Sistema Cardiovascular 52
Assistência de Enfermagem nas Emergências Cardiovasculares 36
Assistência de Enfermagem em Unidade Coronariana 36
Assistência de Enfermagem no Pré, Trans e Pós-operatório e de Cirurgia Cardíaca 36
Assistência de Enfermagem em Hemodinâmica 24
Princípios Práticos na Assistência de Enfermagem Cardiovascular 40
Metodologia da Pesquisa 24
TCC
TOTAL 368

Preço

Nº DE PARCELAS: MENSALIDADE
24 R$ 410,00
Desconto: Informações pelos telefones: (48) 3015-7208 (48) 98448-7208

Compartilhe !


Contato:





Quero Estudar