fbpx
Busca
//Campus Caçador

Agronomia

O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais com uma forte e sólida base técnico-científica para atuar em todas as etapas da produção e gestão das cadeias produtivas de alimentos, serviços e matérias-primas, de modo sustentável, para permitir o contínuo avanço socioeconômico da sociedade.
O Engenheiro Agrônomo formado pela Uniarp será um profissional apto para conceber e executar mudanças em todos setores agrícolas. Os profissionais formados atuarão no desenvolvimento, gerenciamento e transferência de conhecimentos, tanto em pequenas unidades de produção, quanto em grandes propriedades, tornando as atividades agropecuárias economicamente viáveis, tecnicamente sustentáveis e socialmente justas.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 3710h
Período Integral
Área do Curso Ciências Agrárias


OBJETIVOS DO CURSO

Habilitar profissionais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, para promover, orientar e administrar a utilização e otimização dos fatores de produção das cadeias agropecuárias, em consonância com as condições técnicas, ambientais, socioeconômicas e culturais da sociedade em geral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Engenharia Agronômica da Uniarp possibilita a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
a) projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
b) realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
c) atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
d) produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
e) participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
f) exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

MERCADO DE TRABALHO

O Engenheiro Agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção.
O mercado de trabalho proporciona ótimas condições ao Engenheiro Agrônomo, devido à forte expansão da agropecuária no país. Visto que a maior parte dos produtos agrícolas é destinada ao comércio exterior, a busca pela qualidade desses produtos se torna algo essencial, sendo justamente uma das tarefas deste profissional.

O Engenheiro Agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities. Daí as melhores oportunidades para o Engenheiro Agrônomo, tanto em órgãos do governo e empresas exportadoras ou importadoras quanto em indústrias de alimentos, sementes, adubos e equipamentos, ou grandes propriedades rurais. As exigências legais para a preservação dos recursos naturais – como o novo Código Florestal – também abrem frentes de trabalho para esse graduado, que tem uma visão ampla da relação entre produção agropecuária e meio ambiente.

* De acordo com Resolução Reitoria 034/2019, as disciplinas do primeiro período de todos os cursos da UNIARP, com exceção de medicina, terão carga horária a distância, conforme Normativa Interna que dispõem sobre conteúdos, metodologias e formas de avaliação.

Compartilhe !


Cada curso de graduação terá no semestre 20 encontros presencias por disciplina, exceto nos seguintes casos :
a) Na primeira fase dos cursos de graduação, que terá 16 encontros presenciais e 04 em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS
b) Em casos em que, devido excesso de feriados no semestre, não seja possível cumprir os 20 encontros presenciais por disciplina, os dias faltantes deverão ser desenvolvidos em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS.

Documentos do Curso

Download Quero Estudar Inscreva-se



Quero Estudar