fbpx
Busca
//Campus Caçador

Arquitetura e Urbanismo

Uma das características da profissão em Arquitetura e Urbanismo está na amplitude dos campos de conhecimento. Com essa particularidade, a formação profissional do Arquiteto e Urbanista envolve competências em áreas diversas referentes a sistemas estruturais, sistemas construtivos, representação gráfica, fundamentação estética, história, estudos urbanos, estudos ambientais, entre outros. Considerando essas premissas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp visa formar profissionais generalistas e, sobretudo, com visão crítica, capazes de atender e enfrentar os desafios formulados pelo mercado de trabalho, pelo setor público e por organizações vinculadas aos problemas do habitat, das edificações em geral, do paisagismo e da urbanização.


Duração 5 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 3680h
Período Integral
Área do Curso Ciências Sociais Aplicadas


OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP é o de formar profissionais generalistas, competentes nas diversas atribuições do arquiteto e urbanista, capazes de compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos e dos grupos sociais, em relação à concepção, organização e à construção de espaços interiores e exteriores que levem em conta o urbanismo, a edificação, o paisagismo, a conservação e valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivos específicos:
a) disponibilizar ao profissional formado: capacitação profissional qualificada, que lhe permita o competente exercício da profissão; formação de consciência crítica e solidez conceitual que lhe possibilite absorver as transformações e mudanças ocorridas nas atividades arquitetônicas e urbanísticas; além do estímulo para a busca do autodesenvolvimento como base de sua realização pessoal e profissional.
b) orientar as atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de condutas e atitudes ética, técnica, social e culturalmente responsáveis, tendo como princípios: a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos; o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído e o respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades; a identificação, valorização e preservação da arquitetura, da cidade e da paisagem como patrimônio histórico, artístico e cultural, reforçando o caráter da responsabilidade coletiva.
c) implantar e organizar atividades de conhecimento da área que busquem discutir o modo de produção do espaço em todas as escalas, atuando sobre o mesmo em estreita articulação com a sociedade local;
d) suprir a constatada carência de profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo existente local e regionalmente.

MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O arquiteto e urbanista possui formação humanística, técnica e artística. Atua como planejador do meio construído destinado à habitação, às edificações de maneira geral e ao urbanismo, e considera, para suas proposições profissionais, aspectos físicos, sociais e ambientais da área de influência de seu trabalho.
A organização do meio construído, área de atuação do arquiteto e urbanista, é uma necessidade constante da evolução das cidades; na expansão dos negócios e da economia; nas demandas por moradia, transporte, trabalho e lazer da população. E é, portanto, uma condição premente e permanente da vida urbana e de seus cidadãos.
Neste quadro, e no cenário de Caçador e Região, as crescentes exigências de qualidade ambiental para a moradia, o trabalho e o lazer que acompanham o desenvolvimento econômico e cultural, sem dúvidas, apontam para o crescimento da demanda por este profissional. A demanda decorre da emergência de novas oportunidades e postos de trabalho na iniciativa como profissional autônomo, nas empresas, nos órgãos públicos e no ensino, para o planejamento urbano e regional, arquitetura de edifícios e o paisagismo.
Para a sua inserção no mercado de trabalho o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp formará arquitetos e urbanistas empreendedores, com habilitação única, generalista, portador de visão crítica e holística, domínio técnico de sua arte, identificado com sua localidade e região.

* De acordo com Resolução Reitoria 034/2019, as disciplinas do primeiro período de todos os cursos da UNIARP, com exceção de medicina, terão carga horária a distância, conforme Normativa Interna que dispõem sobre conteúdos, metodologias e formas de avaliação.

Compartilhe !


Cada curso de graduação terá no semestre 20 encontros presencias por disciplina, exceto nos seguintes casos :
a) Na primeira fase dos cursos de graduação, que terá 16 encontros presenciais e 04 em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS
b) Em casos em que, devido excesso de feriados no semestre, não seja possível cumprir os 20 encontros presenciais por disciplina, os dias faltantes deverão ser desenvolvidos em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS.

Documentos do Curso

Download Quero Estudar Inscreva-se



Quero Estudar