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Ciências Contábeis

O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação, fato do cotidiano do Profissional da Contabilidade. A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo passa por grandes transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações.
O profissional contábil deverá estar capacitado, habilitado e possuir o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas. Assim, nossos objetivos são de ensinar ao acadêmico do Curso de Ciências Contábeis a compreensão da Ciência e da arte da Contabilidade contribuindo para o pleno desenvolvimento das instituições empresariais mediante a proposta e o estudo de informações voltadas às organizações e pertinentes a era da informação.


Duração 4 Anos
Titulação Bacharel
Modalidade Presencial
Carga Horária 3340h
Período Regular Noturno
Área do Curso Ciências Sociais Aplicadas


Objetivo Geral

Proporcionar ao profissional da área das Ciências Sociais Aplicadas a compreensão da ciência e da arte da Contabilidade contribuindo para o pleno desenvolvimento das instituições empresariais mediante a proposta e o estudo de informações voltadas às organizações e pertinentes a era da informação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

O curso tem como objetivos específicos:

Disponibilizar ao profissional formado: a) Capacitação profissional qualificada, dirigida para a possibilidade de abertura de novas oportunidades de trabalho nas ênfases propostas para o Curso, e que lhe desperte interesse em desenvolver pesquisas nessas áreas; formação de consciência crítica e solidez conceitual que lhe possibilite absorver as transformações e mudanças ocorridas nas atividades da profissão; b) Estímulo para aquisição de conhecimentos básicos, teóricos e práticos, que lhe permitam o competente exercício da profissão de Contador; c) Estímulo para a busca do autodesenvolvimento como base de sua realização pessoal e profissional.
Implantar e organizar atividades de conhecimento da área que busquem discutir o modo de produção do espaço em todas as escalas, atuando sobre o mesmo em estreita articulação coma sociedade local.
Suprir a constatada carência de profissionais na área da Ciência Contábil existente local e regionalmente.
Orientar as atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de condutas e atitudes ética, técnica, social e culturalmente responsáveis, tendo como princípios:

a) a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos;
b) o uso da tecnologia, a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades;

1. Manter um corpo docente e administrativo altamente qualificado para o exercício eficaz de suas funções;
2. Integrar Universidade e Comunidade otimizando as atividades e serviços no segmento contábil;
3. Estimular a pesquisa orientada, a produção cientifica e a extensão nas áreas de competência do curso;
4. Ampliar e otimizar os recursos de infra- estrutura e tecnológicos para qualificação do curso;
5. Ativar mecanismos de gestão democrática envolvendo todos os segmentos do Curso;
6. Socializar o conhecimento contábil em benefício da sociedade;
7. Realização de Eventos – seminários, palestras de qualificação profissional e humana dos acadêmicos, professores e profissionais;
8. Participar em eventos contábeis regionais, estaduais e nacionais a nível docente e acadêmico;
9. Organizar intercâmbio entre o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, com outras universidades;
10. Consolidar o Processo de avaliação contínua do Curso, envolvendo segmentos da comunidade contábil local e regional;
11. Envolver o curso de Ciências Contábeis em eventos comunitários de cunho profissional, cultural, cívico;
12. Fomentar a participação do Colegiado de curso nas decisões;
13. Promover a atuação acadêmica em segmentos da sociedade, como agricultura, com o objetivo de cumprir sua função social;
14. Intensificar ações de assistência ao estudante;
15. Implementar um sistema de divulgação do conhecimento contábil através dos meios de comunicação local e regional;
16. Acelerar a pesquisa e extensão no meio local e regional;
17. Divulgação das pesquisas docentes e discentes em organismos científicos;
18. Organizar eventos anuais com acadêmicos de Ciências Contábeis enfocando atividades esportivas/recreativas/culturais;
19. Formar grupo de estudos de docentes e discentes para abordagem das questões contábeis;
20. Descentralizar a coordenação das ações objetivando a agilização de programas projetos do curso de cunho pedagógico, financeiro e administrativo;
21. Dar condições objetivas para pesquisa e extensão do curso;
22. Valorizar o corpo docente.

MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade.

O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades para uma carreira bem sucedida. Atualmente, a profissão vive um momento áureo. Onde há uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do Profissional da Contabilidade. Assim, o profissional da contabilidade pode exercer múltiplas funções, podendo atuar como:

  • Autônomo
  • Empresário de contabilidade
  • Auditor independente
  • Auditor Interno
  • Consultor Tributário
  • Controller
  • Auditor Fiscal
  • Perito Contábil
  • Membro de Conselho Fiscal e de Administração
  • Árbitro em câmaras especializadas
  • Professor de ensino superior.

* De acordo com Resolução Reitoria 034/2019, as disciplinas do primeiro período de todos os cursos da UNIARP, com exceção de medicina, terão carga horária a distância, conforme Normativa Interna que dispõem sobre conteúdos, metodologias e formas de avaliação.

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Cada curso de graduação terá no semestre 20 encontros presencias por disciplina, exceto nos seguintes casos :
a) Na primeira fase dos cursos de graduação, que terá 16 encontros presenciais e 04 em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS
b) Em casos em que, devido excesso de feriados no semestre, não seja possível cumprir os 20 encontros presenciais por disciplina, os dias faltantes deverão ser desenvolvidos em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS.

Documentos do Curso

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