fbpx
Busca
//Campus Caçador

Pedagogia – Licenciatura

O curso tem como objetivo formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.


Duração 4 Anos
Titulação Licenciatura
Modalidade Presencial
Carga Horária 3360h
Período Noturno
Área do Curso Ciências Humanas


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

  • Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
  • Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares;
  • Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

A formação do pedagogo deve ainda ser articulada entre uma consistente base teórica que fundamente as investigações e as práticas educacionais, contemplando as especificidades de cada campo do saber. Para isso, o curso de Pedagogia tem como objetivos específicos, possibilitar aos seus egressos:

  • A compreensão e a valorização das diferentes linguagens manifestadas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
  • Análise e interpretação dos diferentes padrões e produções culturais da sociedade;
  • Capacidade para atuar com alunos com necessidades educativas especiais incluídas nas modalidades de ensino da área de atuação do Pedagogo;
  • Interação com as diversas áreas do conhecimento;
  • Articulação ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática educativa;
  • Desenvolvimento de metodologias e materiais pedagógicos, adequados à prática educativa;
  • Compreensão dos princípios básicos da gestão educacional, partindo da organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação das propostas pedagógicas da escola;
  • Competências para elaborar, administrar, planejar, coordenar e avaliar o projeto político pedagógico;
  • Identificação dos problemas sócio, econômico, culturais, e propor alternativas de superação.

MERCADO DE TRABALHO DO CURSO

O profissional formado no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP poderá atuar:

  • Na docência da educação infantil: Nos Centros de Educação Infantil, em classes de pré-escolar das escolas das redes municipal, estadual e particular, bem como junto a creches ou pré-escolas mantidos por empresas públicas ou privadas.
  • Na docência dos anos iniciais do ensino fundamental: Nas escolas das redes municipal, estadual ou particular.
  • Na docência nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal/Magistério de Educação Profissional: Junto às instituições que oferecem essa modalidade de estudos.
  • Na educação de jovens e adultos: Nas escolas que ofertam salas de aula destinadas a educação de jovens e adultos das redes públicas municipais e estaduais, no CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, nas Teles salas, nas empresas particulares que mantém programas de educação de jovens e adultos.
  • Na educação de pessoas com necessidade educativas especiais: No acompanhamento de pessoas com necessidades educativas especiais. Em salas de aulas que incluem alunos com necessidades educativas especiais.
  • Na gestão educacional: Junto a secretarias de educação, serviços técnicos pedagógicos tanto em ambientes escolares como em ambientes não escolares.
  • Na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos: O pedagogo poderá atuar nas áreas de serviços e apoio escolares em projetos que necessitem conhecimentos educacionais, tais como: educação ambiental, pedagogia hospitalar, brinquedotecas escolares, projetos de formação diversos.

* De acordo com Resolução Reitoria 034/2019, as disciplinas do primeiro período de todos os cursos da UNIARP, com exceção de medicina, terão carga horária a distância, conforme Normativa Interna que dispõem sobre conteúdos, metodologias e formas de avaliação.

Compartilhe !


Cada curso de graduação terá no semestre 20 encontros presencias por disciplina, exceto nos seguintes casos :
a) Na primeira fase dos cursos de graduação, que terá 16 encontros presenciais e 04 em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS
b) Em casos em que, devido excesso de feriados no semestre, não seja possível cumprir os 20 encontros presenciais por disciplina, os dias faltantes deverão ser desenvolvidos em EaD realizados por meio do Plano de Atividades Práticas Supervisionadas - PAPS.

Documentos do Curso

Download Quero Estudar Inscreva-se



Quero Estudar