fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Acadêmica e professora pesquisam seleção de genótipos de feijão

Publicação: 02/04/2021

Um projeto mantido pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), está investigando a seleção de genótipos de feijão de alta produção e com resistência a patógeno causador da antracnose (Colletotrichum lindemuthianum).

O projeto de iniciação científica está sendo desenvolvido pela acadêmica do curso de Agronomia, Bruna Gustmann Lazzaretti sob a orientação da professora doutora Nicole Trevisani. A pesquisa começou a ser desenvolvida em fevereiro e terá duração de 12 meses.

De acordo com a acadêmica Bruna, a resistência genética é uma estratégia eficiente utilizada em programas de melhoramento, em que a partir da seleção inicial entre diferentes genótipos e a hibridação destes genótipos resistentes selecionados com cultivares de alto potencial produtivo, resulta em novos genótipos, agronomicamente superiores.

Assim, as atividades do projeto de iniciação científica, estão sendo conduzidos no Horto Municipal de Caçador, em que estão sendo avaliados dez genótipos a campo, quanto a resistência a antracnose, por meio de uma escala diagramática de notas, proposta pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

Após essa etapa inicial, serão realizados cruzamentos manuais, entre genótipos resistentes e cultivares produtivas. A expectativa é que os resultados finais da pesquisa, trarão informações importantes aos produtores rurais da região Sul, mais especificamente a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

feijão

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar