fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

UNIARP abre inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade

Publicação: 04/11/2020

O ano de 2020 foi marcado por profundas mudanças. A chegada de 2021 certamente não garantirá o retorno à velha rotina. Neste ambiente de constantes metamorfoses, somente profissionais muito bem preparados se destacarão. A formação em nível de mestrado tem objetivo de capacitar para atuação neste tipo de ambiente. A UNIARP está com inscrições abertas para o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS). A nova turma inicia em março de 2021.

O professor Joel Haroldo Baade, coordenador do Mestrado Interdisciplinar explica que o objetivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) é a formação de profissionais com visão interdisciplinar e elevado nível acadêmico, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade da vida humana individual e coletiva, para atuarem, tanto no desempenho de funções diretivas em organizações públicas e privadas, como também no ensino e pesquisa em instituições educacionais.

Segundo ele, o fato de o Programa compor a área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indica que as visões de desenvolvimento e de sociedade a nortearem as análises nele desenvolvidas inserem-se em uma perspectiva de complexidade. “As sociedades humanas requerem olhares múltiplos e, nesse sentido, o PPGDS possui um corpo docente composto por doutores de diferentes áreas do conhecimento e linhas de pesquisa que concentram esforços de análise mais específicos”, afirma.

Veja mais informações no site: https://www.uniarp.edu.br/home/ensino/mestrado/mestrado-academico-em-desenvolvimento-e-sociedade/

 

 

As linhas de pesquisa do PPGDS são:

Linha 1 – Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade: Esta linha de pesquisa analisa o desenvolvimento regional catarinense na perspectiva do desenvolvimento organizacional sustentável. Na perspectiva organizacional, preocupa-se com os diferentes modelos organizacionais que contemplem as questões de desenvolvimento sustentável, envolvendo os setores públicos, privados e terceiro setor.

 

Linha 2 – Qualidade de Vida e Desenvolvimento: Esta linha de pesquisa visa analisar a relação existente entre os aspectos essenciais à sociedade e como eles estão associados ao seu desenvolvimento, especialmente a saúde e educação. De fato, as pesquisas desenvolvidas nesta linha buscam repensar e criar fundamentos que dialoguem com as bases estruturalista e de economia para que se crie uma estratégia coletiva de desenvolvimento.

 

Linha 3 – Sociedade, Cidadania e Segurança: A noção de desenvolvimento nesta linha de pesquisa é analisada à luz dos conceitos de cidadania e segurança. Compreende-se a cidadania como conceito que expressa a pertença do indivíduo à sociedade, sendo esta a expressão da organização humana que dá origem ao Estado. A segurança é compreendida como um constructo de atividades orientadas à cultura de paz e proteção do cidadão, as quais, são objeto de investigação nesta linha de pesquisa sob múltiplas perspectivas, especialmente a da sustentabilidade. A natureza complexa da problemática exige abordagem interdisciplinar, destacando-se abordagens e interfaces a partir dos campos do Direito, da Filosofia, da Sociologia, da Educação e da Administração.

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar