fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Orgulho em fazer parte do Proesde

Publicação: 05/11/2020

Acompanhe o depoimento do acadêmico João Paulo. Ele é bolsista do Proesde e está orgulhoso em fazer parte desta ação que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas da nossa região: 

“Meu nome é João Paulo Preto. Sou acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação e bolsista do Proesde. Vejo o Proesde com uma oportunidade que a Universidade juntamente com o Governo do Estado me proporciona para desenvolver minha capacidade como profissional e especialmente, como cidadão. É a segunda vez que participo do Proesde e afirmo que esta oportunidade mudou minha visão de mundo. Hoje, sou um ser humano melhor. O Programa apresenta realidades e desafios que nos fazem pensar e refletir sobre nosso papel como agente transformador em uma sociedade tão desigual. Felizmente tive a oportunidade de ter o curso de forma presencial em que toda semana abordávamos um assunto, sobre o nosso papel na sociedade e discutíamos ações para o desenvolvimento regional. Posso dizer que antes do Proesde eu via com indiferença muitos problemas sociais. Muitas situações eu as enxergava como vitimismo.

Um dos pontos mais legais e importante é a interação entre diferentes ideias e pensamentos. Durante o curso regular convivemos com os assuntos relacionados, no meu caso a Engenharia. No Proesde a interação é constante, você se obriga a sair da sua zona de conforto e pensar em sociedade, afinal de contas todos concordamos que a pessoa que faz Serviço Social tem uma visão de mundo e sociedade completamente diferente de quem faz Administração ou Engenharia. Quando somos chamados para discutir ideias para um mundo melhor realmente temos uma pluralidade de ideias, coisa que está tão em falta na sociedade em todos os níveis.

Por meio do Proesde, participei do desenvolvimento da Barreira Ecológica no Rio do Peixe. Isso traz um sentimento de orgulho até hoje quando passo pelo Rio. Eu fiz parte de algo que, por menor que seja, faz a diferença. Todo trabalho e esforço realizados, a pesquisa e o desenvolvimento, são recompensadores. O Proesde, com toda a certeza, faz a diferença na vida de quem participa, desenvolve o ser-humano e faz com que o valor investido em nós pelo Governo retorne para a sociedade com profissionais mais capacitados e mais dignos”.

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar