fbpx
Busca

Presença em evento de paleontologia

Publicação: 15/12/2018

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, os acadêmicos Arthur Klein Goelzer, Paula Tonatto Carlos Pereira e Eduardo Bortolon Ribas, do curso de Ciências Biológicas da UNIARP participaram da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, que têm por objetivos a integração da comunidade paleontológica e a divulgação desta ciência.

A área da paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis.

O evento contou com palestras sobre a Geologia no Brasil: um ponto de vista histórico, proferida pelo professor Fernando Mancini/UFPR; O Uso da Realidade Virtual como Ferramenta Paleontológica, por Marcel Lacerda (UFPR) e Ricardo Santos (CESEC – UFPR). Análise icnológica: uma ferramenta potente para estudos em Geologia sedimentar, por Renata Netto/UNISINOS; Mulheres na Ciência, desconstruindo esteriótipos de gênero na Paleontologia, por Annie Hsiou/US; Bio-Organominerais: importância no Registro Geológico, por Anelize Rumbelsperger/UFPR e Geoconservação e a Bacia de Curitiba, por Fernando Sedor/UFPR e Luiz Alberto Fernandes/UFPR

 

Paleontologia como área de atuação do Biólogo

A grande maioria dos Paleontólogos são graduados em Ciências Biológicas ou em Geologia, pois ambas têm preparo parcial para a área. Podemos encontrar pessoas formadas em geografia, ecologia e até história na área. 

É importante destacar que para um Biólogo ir para a paleontologia, o estudo das geociências é indispensável, além de evolução, visto que, a Paleontologia é a ciência que estuda fósseis e registros pré-históricos de seres vivos que já habitaram a Terra. 

Sua principal função é reconstituir espécies animais e vegetais com a ajuda de elementos encontrados em escavações, descobrir suas características físicas, identificar seus hábitos e relações com o meio ambiente. É uma viagem fascinante ao passado da Terra. 

Felizmente, este campo de conhecimento vem aos poucos se expandindo e ganhando mercado no País.

 



VOLTAR

Quero Estudar