fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Projetos do FAP: Refrigerador de Insulina Portátil de Baixo Custo

Publicação: 14/05/2021

O professor Juliano Mazzotti, do curso de Medicina da UNIARP, e o aluno bolsista Ulisses Dias Belz desenvolveram um projeto de pesquisa para o FAP da instituição. O projeto é um refrigerador de insulina portátil de baixo custo.

O trabalho vai ser elaborado com o intuito de aprimorar a técnica de armazenamento e refrigeração da insulina. “O principal objetivo é fabricar um produto confiável e de qualidade”, conta o professor, “com o menor custo possível”. O refrigerador pode auxiliar as pessoas diabéticas, portadoras do tipo 1, a armazenar os frascos de insulina sem que eles sofram danos físicos e em sua ação biológica, decorrentes das oscilações bruscas de temperatura. O propósito é garantir o acesso ao público mais carente financeiramente. 

Para o professor Juliano, a principal motivação foi pessoal. “Integrantes da minha família são portadores da diabetes e insulinodependentes. Logo, vi a necessidade de desenvolver um equipamento que seja seguro e viável”, compartilha.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem, atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas que sofrem com a diabetes, tal número representa cerca de 6,9% dos brasileiros. Além disso, as insulinas apresentam boa estabilidade e têm sua ação biológica preservada, desde que sejam seguidas as orientações de conservação e transporte, ou seja, esse trabalho é relevante para facilitar e garantir a preservação da eficácia da insulina.  

Ulisses auxilia na pesquisa ficando responsável pela parte escrita do projeto, além das simulações necessárias para garantir a eficácia do projeto em questão. O projeto é pioneiro e inovador, e pode ajudar boa parte da população brasileira que sofre com a diabetes.

 

O que é o FAP? 

A UNIARP tem na pesquisa um dos fundamentos sobre os quais está edificada. A pesquisa é entendida na instituição como fator determinante para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino e da extensão. O Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP, destina-se fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da Universidade. Para tal, o FAP incentiva: Docentes a desenvolver projetos de pesquisa; A introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC); Divulgação da produção científica oriunda de docentes e discentes da UNIARP; e a integração de pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação) da UNIARP. 

No momento possuímos 74 projetos de iniciação científica sendo executados. A coordenação geral do FAP é mantida pela professora Me. Juciele Marta Baldissarelli.  

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar