fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

Projetos FAP: Estudo analisa protocolos de tratamento da Covid-19 em Caçador

Publicação: 24/05/2021

A professora Paula Brustolin Xavier e o acadêmico Emerson Gabriel de Lima Macedo, do curso de Medicina da UNIARP, estão desenvolvendo uma pesquisa para o FAP da instituição. O tema do estudo é “Covid-19: uma análise dos protocolos de atendimento utilizados no município de Caçador”.  

O objetivo da pesquisa é analisar o combate da Covid-19 em Caçador, observando quais medicamentos foram utilizados. Isso porque, como confirma a professora Paula, “não existe nenhum medicamento antirretroviral específico para o vírus, e sim para as possíveis complicações que podem ocorrer”.  O projeto analisou dados de pessoas atendidas entre junho e agosto de 2020 na rede pública de saúde do estado. 

A professora e o acadêmico decidiram abordar o tema por se tratar de uma doença nova e com pouco conhecimento. Além disso, por Emerson ser aluno de Medicina, ficou interessado em identificar como os profissionais da área se comportavam com quem testasse positivo para o coronavírus em Caçador. Outro ponto de interesse foi verificar qual medicamento seria o melhor para tratar uma infecção de vias aéreas superiores, porque, inicialmente, aparentava ser uma doença respiratória. 

“Para o contexto científico (a pesquisa) é extremamente importante, visto que ainda não há um tratamento ou protocolo específico diretamente para a COVID-19″, afirma a professora Paula. O projeto também é relevante para a sociedade, porque reforça as medidas de controle e conscientiza sobre a responsabilidade coletiva na hora de tomar medidas de proteção contra o vírus. Emerson contribui com a pesquisa por meio da análise dos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Caçador, além de buscar informações que sustentem o projeto na literatura. 

Segundo a professora, algumas informações já foram apuradas. “Os dados encontrados mostram que os profissionais que atuam no serviço de saúde da rede municipal até o período analisado, seguiram as evidencias científicas e indicaram apenas medicações que pudessem evitar ou tratar as possíveis complicações ocasionadas pelo COVID-19 ou já usados para doenças infecciosas respiratórias seja ela viral ou bacteriana”, compartilha. 

O que é o FAP?  

A UNIARP tem na pesquisa um dos fundamentos sobre os quais está edificada. A pesquisa é entendida na instituição como fator determinante para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino e da extensão. O Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP, destina-se fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da Universidade. Para tal, o FAP incentiva: Docentes a desenvolver projetos de pesquisa; A introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC); Divulgação da produção científica oriunda de docentes e discentes da UNIARP; e a integração de pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação) da UNIARP.  No momento possuímos 74 projetos de iniciação científica sendo executados. A coordenação geral do FAP é mantida pela professora Me. Juciele Marta Baldissarelli.   

 

 

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar