Decreto
Cartilha

Projetos PAEC: aluna de Agronomia cria material sobre Agronegócio

Publicação: 24/05/2021

A acadêmica da 3ª fase do Curso de Agronomia da Uniarp Andrieli Corrêa Sampaio, vinculada ao PAEC – Programa de Apoio a Extensão e Cultura, desenvolveu o projeto intitulado: Introdução ao agronegócio na escola: da alimentação saudável à importância da agricultura para o Brasil. Devido a pandemia do Covid-19 a acadêmica não pode desenvolver as atividades na escola e, uma das estratégias para dar continuidade ao projeto foi de produzir material orientativo sobre o agronegócio e a importância do setor nesse período.

Trabalhos publicados recentemente e de acordo com os dados da Cepea, Esalq/USP e da CNA no ano de 2020 o agronegócio foi responsável por alavancar a economia brasileira, o PIB do agronegócio representa 26,6% do PIB brasileiro comparado ao ano de 2019 que chegou a 20,5%. Em termos monetários, o PIB total do país em 2020 foi de R$ 7,45 trilhões, e o PIB do agronegócio atingiu quase R$ 2 trilhões. Segundo pesquisadores do Cepea, devido ao impacto negativo da pandemia covid-19 nas diferentes atividades do setor, o PIB do setor cresceu lentamente em abril e maio, mas começou a crescer fortemente em junho, chegando finalmente a esse patamar, pode-se destacar o crescimento recorde. Diante disso, o setor foi essencial durante a pandemia para evitar a falta de alimentos.

Além do material a aluna auxiliou nas atividades no Horto Florestal com a produção de aproximadamente 3.500 mudas de árvores nativas e chás que foram distribuídas para entidades carentes do município como o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na manutenção dos canteiros das ervas medicinais, fornecidas para a Farmácia Escola que faz a respectiva secagem e embalagem, com a distribuição aos funcionários da IES e à população de baixa renda do município, sob a orientação dos professores do curso de Farmácia. A acadêmica também auxiliou na poda verde dos pomares do horto que posteriormente as frutas colhidas também foram doadas.

Quero Estudar