fbpx
Busca
Decreto
Cartilha

UNIARP conscientiza sobre doação do valor do Imposto de Renda para projetos sociais

Publicação: 19/04/2021

A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e do curso de Ciências Contábeis divulga para a comunidade em geral a possibilidade de ajudar o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) com a declaração do Imposto de Renda. Até o dia 31 de maio – prazo final para declarar – é possível doar o percentual pago ao IR diretamente para o FIA. Todo valor doado fica em Caçador e auxilia a desenvolver projetos sociais.  

  O FIA dá suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente em Caçador. O projeto arrecada recursos para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Tudo é feito através de doações de pessoas físicas ou jurídicas da cidade, vindas do Imposto de Renda. Os projetos sociais derivados das doações feitas ao FIA auxiliam pesquisas e obras que possibilitam o tratamento e readaptação social dos jovens carentes. 

Em 2019 o Fundo da Infância e da Adolescência executou diversos projetos. Entre eles estão a adequação da Quadra Esportiva do Centro de Convivência Portal do Futuro na Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social (ACEIAS), o acesso, incentivo à leitura e compra de acervo de livros para biblioteca no Marista Escola Social. Além disso, o projeto Ações Socioeducativas na UNIARP, do direito ao acesso da criança e do adolescente, pintura facial, orientações familiares, rodas de conversas e gincanas também ganhou destaque.  

O curso de Ciências Contábeis da UNIARP busca conscientizar, nos últimos anos, a comunidade sobre a importância de doar para o FIA, e para isso utiliza do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). “Essa informação muitas pessoas não sabem, por isso nós queremos ajudar nessa divulgação”, comenta a professora Emilene Murer, coordenadora do curso.  “Dessa forma, o percentual pago do Imposto de Renda, ao invés de ir para o governo, fica dentro do município para desenvolver projetos sociais”.  

Para doar ao FIA é necessário ser declarante do Imposto de Renda. Ao fazer a declaração, o doador deve selecionar o campo “Resumo da Declaração” e assinalar a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e procurar o FIA. Assim que o pagamento for feito, o valor já será revertido para o FIA.  Além disso, quem quiser contribuir com outras doações pode fazê-lo através da conta corrente do FIA Caçador:  

Banco do Brasil  

Agência: 0375-1  

Conta Corrente: 42.466-8  

CNPJ: 19.907.514-0001-53 

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar