fbpx
Busca
Seletivo Medicina
Seletivo Uniarp Verão 2020
EaD Uniarp
SEDEPEX
Psicopatologia
Pesquisa em Foco
Renovação Bolsa Assistência Social e Atleta

UNIARP divulga resultado da qualidade da água do Rio do Peixe do mês de outubro

Publicação: 05/11/2019

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) divulga o sétimo resultado do monitoramento integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. Os resultados podem ser visualizados conforme mapa interativo de cada ponto amostral (link).

A análise do mês de outubro apresenta uma ponderação mais alta que a do mês de setembro, visto que o aumento do volume da água do Rio do Peixe melhora a qualidade da água. O estudo aponta que a ponderação varia de regular a bom, questão relacionada com o despejo irregular de efluente sanitário e industrial. Embora haja uma interação negativa mediante aos pontos na área urbana o Rio do Peixe apresenta uma capacidade alta de autodepuração, onde o ponto 10 (Ponto após a interação urbana) apresenta uma ponderação semelhante ao ponto 2 (Ponto antes da interação urbana).

O professor pesquisador Roger Francisco Ferreira de Campos avalia que é necessário desenvolver o monitoramento e a fiscalização do lançamento de efluentes na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, como também desenvolver medidas que busquem à minimização do lançamento de contaminantes no Rio do Peixes e em rios que desaguam nele.

 

A Figura apresenta os resultados amostrados, através de 10 pontos amostrais na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, sendo que a coleta foi realizada no dia 25 de outubro de 2019, sob condições climáticas classificada como chuvoso.

 

 

SAIBA

A UNIARP iniciou no mês de março o monitoramento inédito e integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. O trabalho acontece através de análises químicas, físicas e biológicas, buscando apresentar para a comunidade acadêmica e população envolvida no projeto o cenário atual no Rio do Peixe.



VOLTAR

Quero Estudar