fbpx
Busca

UNIARP no Reuni Challenge

Publicação: 11/09/2021

Acontece nos dias 10, 11 e 12 de setembro a maior competição de empreendedorismo universitário de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC. Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC conecta o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade. Mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um final de semana.

O empreendedorismo universitário é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina e para conectar cada vez mais a universidade com o mercado superaquecido do Estado para fomentar o protagonismo universitário são maneiras de atingir este objetivo.

A equipe vencedora receberá R$10.000,00 e levará para a sua universidade o prêmio de “A Universidade mais Empreendedora do Estado de Santa Catarina“. O Projeto Reuni (Realizando o Empreendedorismo Universitário) foi criado em 2016, em parceria com o curso de Sistemas de Informação da UNIPLAC, em Lages, para dar suporte ao universitário que não tinha referências e auxílio quando queria empreender. Em 2017 percebeu-se que, pela falta de cultura empreendedora, poucos universitários aproveitavam as oportunidades oferecidas na plataforma.

Nascia então o REUNI XP – uma imersão empreendedora mão-na-massa e com formato de gincana. No ano de 2020 o elemento de competição foi adicionado para desenvolver a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino, com o Reuni Challenge. Naquele ano, houve duas edições. A primeira, posicionando-se como maior evento de empreendedorismo da Serra; a segunda, como maior da Serra e Meio-Oeste catarinense.

O evento tem o apoio das seguintes entidades: Orion Parque Tecnológico, Prefeitura Municipal de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Rede Catarinense de Centros de Inovação, NSC TV;  apoio do sistema ACAFE e patrocínio da Red Bull.

A UNIARP está participando com duas equipes compostas por dois professores e oito acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e urbanismo, Sistemas de Informação, Medicina, Ciências Contábeis e Direito

“Para a solução de problemas reais da indústria a interdisciplinaridade poderá fazer a diferença nestes grupos, pois temos acadêmicos de diversos cursos, promovendo a diferentes pontos de vista”, pontua o prof. Emerson Cardoso Marques um dos mentores.

Já a acadêmica de Direito, Lara Grobe, comenta que “é bem interessante este desafio, para o desenvolvimento de novas competências, novas habilidades, já que estaremos trabalhando com soluções de problemas, além disso, estaremos conhecendo uns aos outros, de cursos diferentes, de “bolhas” diferentes…“.

Os coordenadores dos cursos da Uniarp estão acompanhando as atividades e dando todo o suporte para que essa experiência seja inesquecível para professores e estudantes de seus cursos e agradecem à reitoria por todo o apoio e incentivo ao empreendedorismo e à inovação tão necessários para a formação acadêmica.

Compartilhe !



VOLTAR

Quero Estudar